O evento, idealizado por Divaldo Franco, ocorre desde 1998 e reconhece anualmente pessoas e instituições que realizam contribuições significativas em prol da paz e da fraternidade universal.
Nesta terça-feira (19), a Praça Thomé de Souza (Praça Municipal), em Salvador, será palco da 26ª edição do Movimento Você e a Paz, um projeto que transcende fronteiras e culturas, estando presente em mais de 75 cidades ao redor do mundo, abrangendo 14 países. No Brasil, o movimento é celebrado em 60 cidades de 12 estados diferentes e mereceu da Egrégia Câmara Municipal de Vereadores a distinção de ser criado o Dia da Paz em Salvador, que é a data do seu início: 19 de dezembro. O Portal Aratu On irá transmitir o evento a partir das 17h.
Idealizado pelo conferencista Divaldo Pereira Franco em 1998, reúne milhares de participantes em uma atmosfera de reflexão e clamor pela paz interior e transformação de práticas sociais cotidianas. Em abril de 2013, o evento recebeu destaque internacional ao ser lançado na sede da ONU em Nova York, como parte da “Conferência do Milênio para a Paz Mundial”.
Este ano, a edição de Salvador promete ser um momento especial de reflexão e inspiração, e contará com a participação de Márcia Freire, de Carlinhos Brown, da Camerata da OSBA (Orquestra Sinfônica), entre outros. O evento é uma oportunidade única para as pessoas se reunirem em um ambiente de paz, refletindo sobre a importância da renovação dos sentimentos e a mudança de comportamento em prol de uma sociedade mais pacífica e harmoniosa.
Troféu Você e a Paz: Celebrando Contribuições para a Humanidade
Instituído em 2000, o Troféu Você e a Paz é uma homenagem que reconhece contribuições significativas em prol da paz e fraternidade universal. Este troféu presta homenagem a três segmentos cruciais: personalidades que se dedicam, empresas que viabilizam, e instituições que realizam. Uma distinção que destaca ações notáveis em benefício da paz global, conforme estabelecido no “Compromisso com a Paz Global” na Conferência do Milênio da ONU.
SERVIÇO
Data: Terça, 19/12
Local: Praça Thomé de Sousa (Praça Municipal)
Horário: 17h
Ingressos: Gratuito
Sobre a Mansão do Caminho
Divaldo Franco e Nilson de Souza Pereira fundaram a Mansão do Caminho, obra de amor e fraternidade, no dia 15 de agosto de 1952, na Cidade do Salvador.
A instituição atende, gratuitamente, cerca de 2 mil crianças e adolescentes por dia, além de adultos e idosos em vulnerabilidade social. Para os alunos da educação infantil e ensino médio, albergados da Caravana Auta de Souza e funcionários, a Mansão do Caminho fornece cerca de 5 mil refeições diariamente.
Serviços médicos, em 28 especialidades, são disponibilizados gratuitamente para a população em situação de vulnerabilidade social por meio do Centro de Saúde da Mansão do Caminho, além do Laboratório de Análises Clínicas e do Dispensário. No último ano, mais de 40 mil procedimentos foram realizados.
Na Mansão do Caminho há ainda um espaço de convivência e integração para idosos, por meio de aplicação de oficinas com atividades lúdicas e pedagógicas relacionadas à temática da pessoa idosa e adaptadas à sua faixa etária.
No Centro Socioassistencial Integrado Ana Franco são desenvolvidas, por meio do Projeto Um Salto para o Futuro, atividades no contraturno dos alunos, com oficinas, cursos artísticos, esportivos e profissionalizantes em 18 modalidades, a fim de enriquecer e aprimorar as competências das crianças e adolescentes na busca pela vocação profissional.
A instituição visa contribuir para o progresso universal, em todos os sentidos e para todas as criaturas, por meio da ação transformadora do serviço, respeitando os direitos humanos e formando pessoas comprometidas com a construção de um mundo mais justo e fraterno.