A ação será conduzida por DesiRée Beck, uma renomada drag queen baiana, conhecida por sua participação no reality show “Caravana das Drags”;
Evento reafirma o compromisso da VINCI Airports em estabelecer uma cultura organizacional que tem a diversidade como pilar de seu ambiente corporativo.
O Salvador Bahia Airport, membro da rede VINCI Airports, realizará a 2ª edição do seu Festival do Orgulho, evento ganhador do Prêmio Jatobá de Comunicação em 2023 na categoria “Diversidade e Inclusão”. Nos dias 27 e 28 de junho, seis atrações artísticas se apresentarão em um palco montado no terminal, promovendo um ambiente que destaca o talento dos artistas da comunidade LGBTQIAPN+ e viabilize a conexão entre membros da comunidade aeroportuária, passageiros e funcionários.
Sob a curadoria do Instituto Afetto, a atividade será conduzida por DesiRée Beck, uma renomada drag queen baiana, conhecida por sua participação no elenco do reality show “Caravana das Drags”, apresentado por Xuxa e Ikaro Kadoshi no Prime Vídeo.
No primeiro dia do festival, das 12h às 14h40, vai acontecer as performances de Dandê Azevedo, Spadina Banks e Talita e Mel. Já no segundo dia, no mesmo horário, o público poderá prestigiar as apresentações de Lucas de Matos & Convidados, House of Tremme e Samba de Pretas.
Daniela Franco, gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport, destaca que a escolha da programação e a realização da 2ª edição do Festival reforçam o comprometimento do aeroporto com a diversidade e inclusão. “O Festival já entrou para o nosso calendário anual de ações, pela sua relevância como espaço de visibilidade e de promoção da diversidade. Acreditamos que este evento reflete o comprometimento do Aeroporto de Salvador em valorizar artistas locais que enriquecem a comunidade artística LGBTQIAPN+ e promover o respeito através da arte, em um local que recebe um público tão heterogêneo todos os dias”, reforça.
Políticas de Diversidade e Inclusão
Desde o início da concessão em 2018, o Aeroporto de Salvador tem mantido o compromisso com a diversidade e inclusão. Isso inclui a criação de um Comitê e Políticas de Diversidade e Inclusão, a promoção de treinamentos contínuos relacionados ao tema para todos os colaboradores e comunidade aeroportuária, além da implementação de um canal confidencial para apuração de denúncias.
Em 2023, o aeroporto foi reconhecido com o Selo de Diversidade LGBT+ da Secretaria Municipal de Reparação de Salvador e foi premiado com o Prêmio Jatobá de 2023 pelo case “O respeito é a única rota – Festival do Orgulho dá protagonismo a artistas da Comunidade LGBTQIA+ no Salvador Bahia Airport”. Essas iniciativas fazem parte dos compromissos da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão dos aeroportos da VINCI Airports no Brasil, e reforçam o compromisso em cultivar uma cultura organizacional que valoriza a diversidade como um pilar central de seu ambiente corporativo.
Programação do Festival do Orgulho 2024:
27 de junho (quinta-feira):
- 12:00 – 12:10: Abertura com DesiRée Beck (@desireebeck_)
- 12:10 – 13:10: Intervenção Artística de Dandê Azevedo (@dande.azevedo)
- 13:15 – 13:30: Intervenção Musical Lipsinc de Spadina Banks (@spadinabanks)
- 13:40 – 14:40: Intervenção Musical de Talita e Mel (@talifelicio)
28 de junho (sexta-feira):
- 12:00 – 12:10: Abertura com DesiRée Beck (@desireebeck_)
- 12:10 – 13:10: Intervenção Artística “Sarau do Orgulho” com Lucas de Matos & Convidados (@_lucasdematos)
- 13:15 – 13:30: Intervenção Artística de House of Tremme (houseoftremme)
- 13:40 – 14:40: Intervenção Musical com Samba das Pretas (@sambadepretas)
Conheça mais os artistas presentes:
Lucas de Matos & Convidados – “Sarau do Orgulho”
Comunicador e escritor soteropolitano, Lucas de Matos, é reconhecido pela sua poesia escrita e falada. Autor de ‘Preto Ozado’, seu livro de poemas lançado pelo Selo Principis da Editora Ciranda Cultural (2022), tem marcado presença em Festas Literárias pelo Brasil, onde compartilha sua arte e conhecimento.
Dandê Azevedo
Dandê Azevedo é artista, cantor lírico e popular, pianista, educador musical e professor no NEOJIBA. Com uma formação que combina música e psicologia pela Universidade Salvador (UNIFACS), ele se destaca por suas performances em óperas como ‘Dido e Enéias’ e ‘Flauta Mágica’, além de promover eventos como o “Dandêi-se”, que celebra a ancestralidade através da música.
Spadina Banks
Reconhecida por sua participação na cena drag da cidade desde 2015, a drag queen baiana Spadina Banks é produtora, performer, apresentadora, DJ, atriz e roteirista. Venceu, produziu e apresentou concursos de talento locais, além de ser residente e produtora da Festa Shantay, a maior festa drag queen da Bahia. Importante voz contra o racismo, LGBTfobia e pela educação sexual, seu repertório musical brasileiro combina humor, carisma e afetividade, influenciado por artistas como Gal Costa, Alcione, Elza Soares, Maria Bethânia e até a cantora norte-americana, Beyoncé.
House Of Tremme
Primeira House da cultura Ballroom da Bahia, a House of Tremme vem promovendo a cultura Ballroom desde 2019, exaltando um movimento que teve origem na cena LGBTQIA+ afro-latina de Nova York nos anos 60 e se espalhou pelo mundo como um ato de celebração da diversidade. Através de um histórico de treinos, aulas, encontros e bailes, buscamos apresentar a Ballroom enquanto espaço de convivência, acolhimento e possibilidades artísticas na Bahia.
Talita e Mel
Nascida em Salvador, Talita Felício é uma contrabaixista e cantora que começou sua jornada musical no projeto social “Estrelas Musicais” no bairro Nordeste de Amaralina. Ela seguiu sua formação como contrabaixista no programa NEOJIBA, e se apresentou em diversas cidades do Brasil e da Europa. Atualmente, é estudante de Música Popular na UFBA e integra o trio Ternoar, vencedor do Segundo Festival de Verão de Campos de Jordão pelo voto popular. Já Maria Lisandra, conhecida como Mel Sacramento, iniciou seu caminho artístico através da dança na FUNCEB (2005 a 2012) e descobriu a música em 2012 através de um projeto social de bairro. Hoje, é violonista do grupo Samba de Pretas e professora de violão no NEOJIBA. No repertório da dupla Talita e Mel, canções que celebram o amor, respeito e liberdade prometem uma performance emocionante.
Samba das Pretas
Em 2022, durante o encerramento das celebrações do “Julho das Pretas”, a convite de um bar no bairro Dois de Julho, surgiu o grupo “Samba das Pretas”. O encontro, inicialmente casual entre mulheres que não se conheciam, deu tão certo que deu origem ao samba. Composto por mulheres pretas da comunidade LGBTQIAPN+, o grupo une alegria, diversidade e ancestralidade. Seu repertório inclui homenagens a grandes nomes como Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Elza Soares, Mart’nália, Alcione e Arlindo Cruz, além de releituras de artistas da atualidade como Liniker, Ludmilla, Luedji Luna e Vanessa da Mata.