Dia do Sexo: pesquisa do happn aponta contradições entre homens e mulheres sobre ejaculação precoce, impotência e satisfação sexual.
Uma pesquisa conduzida pelo happn, o aplicativo de relacionamentos da vida-real, revelou contradições significativas nas percepções e experiências de homens e mulheres em relação à vida sexual. O estudo expõe inconsistências especialmente no que diz respeito à liberdade sexual feminina, aos tabus masculinos relacionados ao desempenho sexual e à divergência de opiniões sobre satisfação. A pesquisa, realizada durante o mês de agosto, contou com a participação de 3 mil usuários com um foco específico naqueles que se identificam como heterossexuais.
Apesar de avanços na discussão sobre a liberdade sexual feminina, muitos tabus ainda restringem a autonomia das mulheres em suas escolhas sexuais. Embora 49% das entrevistadas relatem sentir-se livres para explorar seus desejos, 51% relatam que o julgamento social sobre a liberdade sexual feminina continua sendo um obstáculo significativo para a plena exploração dos seus desejos.
A pesquisa do happn também revela contradições marcantes em relação à impotência sexual e à ejaculação precoce. Enquanto 49% dos homens afirmaram nunca ter enfrentado problemas de ereção, 73% das mulheres declararam que seus parceiros já “brocharam”. Da mesma forma, 47% dos homens negaram ter episódios de ejaculação precoce, mas quase 70% das mulheres já vivenciaram essa situação com seus parceiros.
“Isso mostra como os homens ainda têm uma necessidade de esconder seus problemas no campo sexual para reforçar uma imagem de virilidade. No sexo, como em outras áreas, negar o problema costuma ter consequências negativas” afirma o urologista João Brunhara, co-fundador da Omens, plataforma de saúde masculina.
Outro ponto que chama a atenção é a disparidade na satisfação sexual. Enquanto 94% dos homens avaliaram suas últimas performances sexuais como boas ou excelentes, 64% das mulheres consideraram suas últimas relações insatisfatórias ou abaixo do esperado.
“Aqui, a explicação pode ir além da simples mentira ou omissão sobre o desempenho. Muitos homens não conseguem ler a situação e entender as expectativas e percepção da parceira. Eles acreditam estar indo bem apenas por reproduzirem cenas de pornografia, enquanto a parceira pode querer algo totalmente diferente,” completa Brunhara.
A pesquisa revelou duas áreas de concordância entre homens e mulheres: cerca de 85% acreditam que a comunicação é essencial para melhorar a intimidade e a satisfação sexual e ambos reconhecem a importância de buscar ajuda profissional para problemas de desempenho sexual, com cerca de 55% preferindo uma abordagem combinada de apoio médico, terapia e medicação. No entanto, 28% dos homens indicaram que evitariam qualquer intervenção, possivelmente devido ao estigma em admitir fraquezas sexuais.
“Queríamos realizar uma pesquisa entre nossos usuários, especialmente no Brasil, porque sabíamos da possível contradição. Mas é realmente interessante que os resultados destacam a importância das conversas abertas e honestas sobre sexualidade entre parceiros. É encorajador ver que tanto homens quanto mulheres estão cada vez mais dispostos a se comunicar, buscar ajuda e aprimorar seus relacionamentos sexuais. No happn, acreditamos genuinamente que com uma comunicação mais clara e um entendimento mútuo, as pessoas podem fomentar relacionamentos mais satisfatórios e saudáveis, onde ambos os lados se sintam ouvidos e valorizados”, comenta Mariana Marins, especialista em comportamento do happn.
Sobre o happn
happn é o aplicativo de encontros da vida real. Reconhecido globalmente, é um dos aplicativos mais baixados entre as pessoas que valorizam conexões genuínas. A filosofia do happn está na crença de que o contexto de um encontro adiciona uma dimensão vital à conexão. Essa crença fundamenta o design do aplicativo, que enriquece a experiência dos encontros incorporando a importância do ambiente local. Essa abordagem ressoa com os usuários, oferecendo uma maneira única de descobrir e interagir com pessoas em sua região. Até o momento, o happn conquistou uma base de usuários que ultrapassa 159 milhões de pessoas em todo o mundo. Sua popularidade abrange várias regiões, com concentrações significativas de usuários na Europa Ocidental, América do Sul (particularmente na Argentina e Brasil), bem como na Turquia e Índia. No Brasil, 29 milhões de pessoas estão registradas no aplicativo.
Sobre o Omens
A Omens é uma plataforma dedicada à saúde e ao bem estar dos homens. Lançada em 2020, a plataforma integra informações, teleconsultas com médicos especialistas e entrega ao domicílio de tratamentos em parceria com farmácias registradas. A missão da Omens é ajudar os homens a resolverem os seus problemas de saúde e bem estar em total confidencialidade e segurança.