Novo livro de Stella Maris Rezende, lançamento da Elo Editora, mostra que a imaginação e os sonhos nos fazem levar a vida com mais leveza
Situações da vida às vezes nos colocam em lugares em que não estamos preparados. Mas quando a imaginação existe, ela pode nos tirar daquele local e levar a aventuras incríveis – inclusive dar a sensação de estar com quem sentimos saudades. É sobre esse poder da criatividade que trata A mágica história de um livro encontrado, lançamento da Elo Editora escrito pela premiada autora Stella Maris Rezende e ilustrado por Sid Meireles.
A história gira em torno de Aventurina e Aventurança, duas frequentadoras assíduas da biblioteca, cada uma com sua personalidade única: enquanto a primeira é conhecida por sua habilidade em combinar peças de roupa, a outra encanta a todos com seus vestidos floridos. Em um momento de espontaneidade, decidem fugir para um local onde possam escapar dos olhos atentos de seus filhos, mas acabam se aventurando por tempestades, ventanias e inúmeras ‘aventuras’ até chegarem a um casebre abandonado, onde sentem saudades de seus entes queridos.
No entanto, a visita ao casebre não passa de uma criação de suas imaginações. Na realidade, elas residem em um lar para idosos, onde apenas recebem a visita de seus parentes na antevéspera de Natal. O gato Toró, resgatado por elas, testemunha todas as suas histórias, assim como as de outros moradores do abrigo. Cada um tem suas peculiaridades: uns cantam desafinados, outros querem melhorar a saúde comendo frutas e alguns se dedicam a doces ou à busca de livros escondidos nas estantes da biblioteca.
O gato Toró, atento observador, testemunha não apenas a rotina diária, mas também momentos especiais, como o inesperado encontro das protagonistas com seus familiares no Dia das Mães. Após participar brevemente desse afeto familiar, Toró retorna ao seu papel, narrando de maneira singular a atmosfera da casa e do seu cantinho preferido: a biblioteca onde ‘mora’ também o livro perdido, ou encontrado, dependendo do ponto de vista. Trata-se de uma história que celebra a imaginação, a amizade e os laços familiares.
Serviço:
A mágica história de um livro encontrado
Texto: Stella Maris Rezende
Ilustração: Sid Meireles
Editora: Elo Editora
ISBN: 978-65-80355-79-2
Edição: 1
Dimensões: 16×23 cm
Páginas: 52
Preço sugerido: R$ 56
Com audiodescrição e acessibilidade em Libras
Sobre a autora
Stella Maris Rezende, mineira de Dores do Indaiá, é escritora, atriz e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB). Participa de feiras literárias, ministra a oficina Letras Mágicas por todo o Brasil e pelo exterior. Recebeu vários prêmios: quatro Jabutis, entre eles, O Livro de Ficção do Ano e Melhor Livro Juvenil; três Prêmios João-de-Barro; Prêmio APCA/Associação Paulista de Críticos de Arte; Prêmio Brasília; Barco a Vapor; Bienal Nestlé; Prêmio Seleção Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio; dezenas de selos Altamente Recomendável da FNLIJ/Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e o Prêmio Hors- Concours da Cátedra Unesco de Leitura – PUC Rio.
Sobre o ilustrador
Sid Meireles nasceu em São Paulo. Seu interesse pela arte veio precocemente e foi sedimentado em muitos anos de estudo e prática incessantes. Realizou trabalhos para diversas editoras. Hoje mora em Mogi das Cruzes, São Paulo, e divide seu tempo entre o Giz de Cera, seu estúdio de ilustração, e seus alunos de ilustração e aquarela.
Sobre a Elo Editora: Uma jovem editora, que leva a literatura a todos os cantos do país. Acredita que a leitura tem poder transformador na sociedade, mudando a vida e a realidade das pessoas. Pensando nisso, todas as suas obras são acessíveis em audiodescrição e Libras através do App da própria editora.