Filme protagonizado por Demi Moore, que explora o desejo pela juventude eterna, impulsionou mais de 820 mil pesquisas em outubro
O fascínio pela juventude e pela beleza parece se renovar a cada geração, e hoje, com a ajuda da tecnologia e da ciência, promete transformar o impossível em realidade – ao menos no imaginário coletivo. O filme A Substância traz essa questão à tona ao contar a história de Elisabeth, interpretada pela Demi Moore, uma atriz que, aos 50 anos, vê seu valor reduzido aos olhos da indústria e decide recorrer a uma misteriosa droga para preservar a juventude e a carreira. Em um espelho sombrio das pressões estéticas, o enredo se alinha com o crescimento real das buscas na internet por procedimentos estéticos e tratamentos rejuvenescedores. Segundo dados da Semrush, plataforma de marketing digital focada em visibilidade online, o filme gerou 823 mil buscas em outubro de 2024 –, revelando o quanto a promessa de juventude instantânea continua a fascinar – e a inquietar – a sociedade.
De acordo com o levantamento, esse interesse não é apenas modismo, mas uma tendência que reflete a pressão contínua por atender a padrões de beleza cada vez mais altos. No último mês, termos relacionados a procedimentos estéticos contaram com 3.36 milhões de pesquisas no Brasil, um aumento de 79.4% em comparação ao mesmo período do último ano.
Confira o ranking dos 20 procedimentos estéticos mais pesquisados pelos brasileiros em outubro de 2024
- Skin care – 201 mil
- Depilação a laser – 110 mil
- Ginecomastia – 110 mil
- Clareamento dental – 110 mil
- Botox – 110 mil
- Drenagem linfática – 110 mil
- Abdominoplastia – 90.5 mil
- Blefaroplastia – 90.5 mil
- Criolipólise – 90.5 mil
- Harmonização facial – 74 mil
- Câmera hiperbárica – 74 mil
- Rinoplastia – 60.5 mil
- Preenchimento labial – 60.5 mil
- Microagulhamento – 49.5 mil
- Skinbooster – 49.5 mil
- Bichectomia – 40.5 mil
- Toxina botulínica – 40.5 mil
- Tricologia – 40.5 mil
- Radiofrequência – 33.3 mil
- Remoção de tatuagem – 33.3 mil
Com os dados, é possível analisar que essa não é uma tendência exclusiva do público feminino. A ginecomastia, por exemplo, que trata do crescimento das mamas em homens, ocupa a terceira posição no ranking, demonstrando que ambos os sexos estão em busca da beleza e do bem-estar. Isso reflete uma mudança cultural significativa, em que os padrões estéticos deixaram de ser exclusivos de um gênero e agora envolvem todos que desejam se sentir mais confiantes e satisfeitos com sua aparência.