No dia 14 de fevereiro, Josyara volta a apresentar seu show Mandinga Multiplicação – Josyara Canta Timbalada”, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, com entrada gratuita. A abertura é com Clariana.
Após lançar dois álbuns de sucesso – Mansa Fúria (2018) e ÀdeusdarÁ (2022) – com canções autorais e parcerias, a artista lançou sua primeira obra de releituras homenageando uma de suas principais referências na música: a Timbalada. “Mandinga Multiplicação” foi gravado no formato voz e violão – com destaque para o violão percussivo de Josyara – e reúne seis músicas da banda formada por Carlinhos Brown em 1991. No show, além das canções que foram gravadas, a artista traz para o público sua interpretação de “Meia Hora”, Ginga de Balé”, “Ashansu”, além das autorais “Nanã”, “Rota de Colisão”, entre outras.
O show começa com Josyara entoando os versos de “Ralé”, lançada em 1993 mas que nos remete ao que está acontecendo neste momento na Palestina. Em seguida, “U-Maracá”, “Mimar Você”, “Namoro a Dois” e outros clássicos completam o repertório escolhido a dedo pela artista, que teve o desafio de selecionar canções da discografia da Timbalada para interpretar.
O show também traz as canções românticas da Timbalada, que representam para a artista o clima do verão de Salvador, os encontros e toda sua memória afetiva em torno da estação. Os versos de “Tá na Mulher” adquirem novos sentidos com a interpretação de Josyara.
Na gravação, as músicas da Timbalada ganharam novos arranjos assinados por Josyara, que também assumiu a produção musical do projeto. Sem os timbais e os instrumentos de percussão característicos da banda, as canções receberam novas roupagens na voz da cantora, com interpretações que impõem força e doçura na mesma potência e com seu dedilhado percussivo no violão.
Neste show, ela estará acompanhada do violonista Leonardo Mendes, filho do cantor Roberto Mendes, santamarense e um dos grandes mestres de Josyara com seu repertório de sambas do Recôncavo. Um show voz e violão que exalta o tempo inteiro a sonoridade percussiva e bem ritmada que as músicas pedem, transpondo as claves rítmicas percussivas para os violões com a maestria de dois excelentes instrumentistas baianos.
Josyara em “Mandinga Multiplicação – Josyara canta Timbalada”
Sexta-feira – 14 de fevereiro, às 19 horas
Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho
Entrada gratuita