Sambista, cavaquinista e compositor, o baiano de Salvador Roberto Ribeiro se apresenta no Batatinha Bar no próximo sábado, dia 14 de setembro, às 20 horas, com o seu show “Roberto Ribeiro e Grupo Samba de Maré”. Comemorando 43 anos, ele traz um repertório com clássicos do samba, mas também sambas não tão conhecidos do público, de compositores como Riachão, Dorival Caymmi, Walmir Lima, Roque Ferreira, Cartola, Nelson Cavaquinho e Candeia e músicas que são a marca do Recôncavo Baiano, de matrizes como o Samba Chula e o Samba de Roda.
O artista…
Roberto Ribeiro tem uma bagagem musical que vem sendo enriquecida ao longo dos últimos 20 anos dedicados exclusivamente ao samba. Já fez de seu palco diversos pontos culturais de Salvador como Bar Oliveira’s, o Bar Velho Espanha e a Casa da Mãe. Os seus anos de estudos e pesquisas sobre o samba o levaram no carnaval também às ruas de Salvador, e com o Bloco do Urso, ao Rio de Janeiro e São Paulo.
Nessa caminhada, ele pesquisou muito o samba e suas células, acompanhou sambistas de Salvador e de fora da Bahia, dentre eles, Walmir Lima, Riachão, Grupo Botequim (o qual ajudou a fundar), gravou cavaquinho no disco autoral do compositor Pedrão, acompanhou Juliana Ribeiro em shows e homenagens como ao espetáculo para Clementina de Jesus, tocou como cavaquinhista na banda de Mariene de Castro, produziu e acompanhou o sambista da Portela, Wilson Moreira. Em 2019 acompanhou Roque Ferreira no show “O Menino do Samburá”, produzido pela Roda de Samba da Pedra do Sal (RJ), no SESC Pompéia (SP).
Com o projeto “Roberto Ribeiro e Grupo Samba de Maré” ele confirma sua trajetória como um ponto de resistência do samba em Salvador.
Serviço
Roberto Ribeiro e Grupo Samba de Maré
Data: 14/09 às 20h
Local: Batatinha Bar – Ladeira dos Aflitos, n°68 – Centro
Couvert: R$20