a primeira sexta-feira de junho (7), às 19h, a Orkestra Rumpilezz volta ao Centro Histórico de Salvador para um novo show do projeto Rumpilezz Funfun no Passo. Para este concerto, a bigband de sopros de percussão fundada pelo Maestro Letieres Leite (in memorian) irá apresentar o repertório completo do álbum A Saga da Travessia, lançado em 2016 pelo Selo SESC. Essa é a oitava apresentação da Orkestra nesta série de shows que marca seu retorno aos palcos após a partida de Letieres, em 2021, e que vem lotando a Escadaria do Passo a cada primeira sexta-feira do mês. O projeto é uma realização do Instituto Rumpilezz com a Secretaria de Cultura e Turismo do Município e a Saltur.
O disco A Saga da Travessia é composto por oito temas, alguns que já vêm sendo tocados nos shows – como Professor Luminoso e Honra ao Rei, compostos em homenagem a Gilberto Gil e ao orixá Xangô, respectivamente – e outros que há algum tempo não são tocados ao vivo. Em entrevista ao Selo SESC no ano em que o trabalho foi lançado, Letieres Leite falou sobre sua concepção: “A ideia da música principal do disco surge através de um desejo de transformar um fato histórico em música”. O maestro se refere à vinda forçada de africanos para o Brasil e à trilogia que dá início ao disco: Banzo parte 1, Banzo parte 2 e Banzo parte 3. “Eu comecei a escrever sobre esse momento da travessia, queria trazer a ideia deste sentimento, dos momentos de tempestade até a chegada em Salvador”, complementa o maestro. Além das cinco faixas já citadas, o álbum é composto também por Feira de Sete Portas, Dasarábias e Mestre Bimba Visita o Palácio de Ogum.
Para Rowney Scott, músico e membro da Comissão Artística da Orkestra Rumpilezz, levar o repertório completo deste álbum para o show “é um desafio e uma responsabilidade enormes que temos a determinação de realizar”. A composição da Orkestra para esse concerto será de seis músicos percussionistas e 14 no naipe de sopro. O projeto Rumpilezz Funfun no Passo faz parte de uma ação maior, o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, inaugurado em abril do ano passado como uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, gerida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para dar ao Centro Histórico uma atenção especial. A cada primeira sexta-feira do mês, a Orkestra Rumpilezz tem levado a música instrumental, as claves rítmicas do Candomblé e o legado de Letieres Leite para as ruas desse Centro Histórico onde a própria história do grupo começou, há 18 anos.
Serviço
Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz apresenta: Rumpilezz Funfun no Passo
Data: 07/06 às 19h
Local: Escadaria do Passo – Centro Histórico de Salvador
Evento gratuito de classificação livre