A maestra carioca Alba Bomfim é a convidada do concerto que a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza neste domingo, dia 21 de abril, às 17h, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho. A apresentação faz parte da primeira edição em 2024 da Série Manuel Inácio da Costa, que tem como proposta percorrer museus e igrejas da capital baiana. A entrada do evento é franca, sujeita à lotação do espaço.
O programa desta apresentação será composto pelas obras “Abertura Nº 6”, do compositor baiano Damião Barbosa de Araújo (1778-1856); “Sinfonia Nº 59 em Lá Maior, Hob.I: 59”, do austríaco Joseph Haydn (1732-1809); e “Sinfonia Nº 7 em Ré Menor, Op. 70”, do tcheco Antonín Dvořák (1841-1904)
Sobre o programa, a maestra Alba Bomfim destaca a composição do baiano Damião Barbosa de Araújo, a “Abertura Nº 6”. Barbosa de Araújo nasceu em Itaparica, em 1778 e faleceu em Salvador, em 1856. Filho de um sapateiro, ele começou os estudos musicais como autodidata na capital baiana, onde foi compositor, violinista, regente e professor, atuando nos primeiros violinos da Casa de Ópera e da Irmandade de Santa Cecília.
ALCANCE DE NOVOS PÚBLICOS
O concerto deste domingo marca o início em 2024 da Série Manuel Inácio da Costa, batizada em homenagem a este importante escultor barroco baiano dos séculos XVIII e XIX. Para a maestra Alba Bomfim, a proposta de percorrer museus e igreja da capital baiana nestas apresentações da OSBA é uma oportunidade de alcançar novos públicos.
SOBRE A OSBA: Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
SERVIÇO:
ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA – SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA
Regente: Alba Bomfim
Data: 21/04 às 17h
Local: Igreja de São Francisco (Pelourinho)
Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)