Por Kari Araújo
@dekari.docesfuncionais
Tudo começou em 2019. Eu estava com 46 anos, um filho de cinco e ela chegou – a menopausa – trazendo sintomas chatíssimos como ondas de calor, dor de cabeça, insônia e cansaço.
Nesta época eu ainda não queria a reposição hormonal então recorri ao Google com a seguinte pesquisa: como acabar com os sintomas da menopausa através da alimentação.
Encontrei um livro precioso intitulado “21 dias – perca peso e melhore o seu metabolismo em 3 semanas”, da médica e pesquisadora Sara Gottfried. Fiquei um pouco desconfiada com esse título, mas após a leitura tudo fez sentido e resolvi testar.
Alguns meses depois, eu já estava oito quilos mais magra, cheia de energia e sem os incômodos sintomas da menopausa. Ao excluir alimentos inflamatórios do dia a dia e incluir alimentos funcionais, a sensação foi a de que rejuvenesci dez anos.
Todo esse começo de conversa foi pra vocês entenderem que adotar uma alimentação mais funcional no dia a dia pode ser mais simples do que parece.
Troquei o leite animal pelos leites vegetais, a manteiga pela ghee (manteiga clarificada), adotei as pastas oleaginosas, eliminei os ultraprocessados, reinventei a farofa sem farinha de mandioca, o strogonoff com creme de leite de castanha e tudo que minha criatividade permitiu.
A parte boa é que você pode fazer muitos produtos em casa usando seu liquidificador ou processador. Leite de coco, de aveia, de arroz, de castanha, amêndoa, pasta de amendoim ou qualquer oleaginosa, leite condensado (com ou sem açúcar, mas nunca o refinado), e por aí vai.
Então, vamos de receita, né?
Leite de castanha de caju
Você vai precisar de
300g de castanha de caju crua
1 litro de água fervente
Para preparar
Deixe a castanha de molho por 8 horas.
Escorra a água do molho e descarte.
Bata bastante a castanha com a água e, se não quiser, não precisa coar.
Armazene em geladeira por três dias.
Para o creme de leite de castanha de caju, basta reduzir a quantidade de água e usar na mesma proporção da oleaginosa. Bata bastante até formar um creme liso e homogêneo. Você pode utilizar nas receitas para substituir o creme de leite industrializado. Eu usei pra fazer a ganache e cobrir esse bolo maravilhoso de chocolate lowcarb e sem açúcar.
Kari Araújo é jornalista e pós-graduanda em gastronomia funcional. Apaixonada por cadernos antigos de receitas, começou a se interessar pela culinária funcional quando descobriu o poder desses alimentos para reverter os sintomas da menopausa. É especialista em recriar receitas de bolos, doces e sobremesas para versões inclusivas, sem glúten, lactose, açúcar e versões veganas.