Resenha por Ana Marice Ladeia
Férias! Ontem assisti “ O mundo depois de nós (Netflix) baseado no livro de Rumaan Alam ( Leave the world behind) e dirigido por Sam Esmail (Mr. Robot). Não conheço o diretor, mas se ele pretendia fazer um filme que causasse polêmica conseguiu! Pois o filme tem provocado muita discussão, tipo amei e odiei.
O filme cumpre sua perspectiva de criar suspense e uma sensação de que os personagens estão vivendo algo distópico e a já batida temática de que pode ser o fim do mundo. Toca de forma superficial sobre temas como racismo, a dependência do mundo atual da tecnologia, e o medo natural dos seres humanos diante da incerteza do futuro e de um provável apocalipse!
O elenco tem nomes excepcionais: Júlia Roberts, menos bela e com a performance cada vez melhor, faz a entrega da típica mulher americana de classe média, com seus preconceitos e temores, mas tentando ser racional. Ethan Hawke , excelente no papel de um inseguro homem comum e Marhershala Ali, traz preto americano que sempre causará desconfiança, mas cresce na trama devido ao seu papel didático para compreensão do enredo e no equilíbrio das tensões entre duas famílias tão diferentes mas envolvidas em um drama comum, dividindo o mesmo espaço.
As tomadas especiais feitas pelo diretor foram criticadas. Eu gostei da maioria delas, acho que fez sentido, especialmente na parte chamada “ A curva”. Concordo que o filme acaba sendo um pouco confuso em relação ao número de mensagens que tenta passar e se fosse mais objetivo poderia ser inclusive mais curto.
Como espectadora assisti todo o filme vivendo as mesmas incertezas que os personagens e o suspense prometido, embora, as vezes, um pouco lento, é garantido.
Quanto ao final do filme, muito expectadores,tem pedido explicações! Acho desnecessárias, pois para mim ficou bastante claro o que vai acontecer após a última cena mostrada ao público.
Gostei de ver o filme, não amei e certamente não entraria na minha lista dos favoritos, mas considero que é impossível ter uma opinião própria sobre ele, sem conferir todas as perspectivas propostas pelo filme de Esmail!
E você, já o viu? Gostou? Pretende assistir? Deixe aqui seu comentário!
#filmesnetflix #cinema