O Espetáculo “Auto da Compadecida”, da obra de Ariano Suassuna, chega à Cidade Baixa, no Centro Cultural SESI Casa Branca, e conta com sessões de quinta a domingo.
Sempre é tempo de celebrar a obra imortal de Ariano Suassuna. Mas, quando lembramos que, em 2024, completam-se dez anos do falecimento do célebre autor nordestino, é realçada a necessidade (e o deleite) de festejar sua vida dedicada à arte. Foi com esse intuito que o espetáculo “Auto da Compadecida” começou o ano com o sucesso da sua Temporada de Verão no Pelourinho e, agora, chega à Cidade Baixa, no Centro Cultural SESI Casa Branca, que consolida sua notoriedade como espaço voltado à promoção e ao fortalecimento da cultura na região, localizado no Caminho de Areia. E é nesse contexto que o espetáculo Auto da Compadecida será apresentado, em sua sétima temporada, nos dias 09, 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de maio de 2024, de quinta a domingo, sempre às 19h. Os ingressos, a preços populares, custam R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e podem ser adquiridos pelo Sympla (link: https://www.sympla.com.br/evento/auto-da-compadecida-sesi-casa-branca/2412949). Classificação: 12 anos.
A obra do paraibano Ariano Suassuna conta com a direção e encenação de Fábio Tavares (“Lenda das Yabás” [2012], “Fé” [2017], “Temporada Final” [2022] e “Navalha na Carne” [2023]). O espetáculo ganhou uma pequena alteração na estrutura do seu roteiro, que inicia pelo fim, ou seja, as personagens já começam mortas, no céu, e a trama se desenrola contando como elas chegaram ali, dando ainda mais amplidão às peripécias dos dois anti-heróis, malandros e mentirosos, João Grilo e Chicó, criados pelo dramaturgo Ariano Suassuna. Isso permite uma dilação no tempo e a criação de situações inusitadas, que estavam contidas no subtexto, e que agora dão mais vida e comicidade a um texto que, por si, já garante boas gargalhadas da plateia.
O público baiano poderá conferir os personagens icônicos e o enredo voltado para a comicidade e a religiosidade, em interpretações endossadas pelo elenco composto pela CTTB – Companhia de Teatro Terra Brasilis – grupo de teatro composto pelos atores Amanda Cambeses, Augusto Barbosa, Duda Lemos, Fábio Tavares e Thales Moreira, que trazem uma profunda pesquisa sobre o Teatro brasileiro e seus autores desde 2009. Para essa temporada a Cia se juntou aos atores convidados Ramon Almeida, Juliana Costa, Lis Gabrieli, Lucas Teixeira, Luís Muniz e Maria Franco, tecendo uma história de muito humor e fantasia, da qual nem a Compadecida escapa, muito menos o maldito Encourado. O Texto é um clássico que, com todo o seu humor, expõe críticas sociais, reflexões de ordem moral, boas doses de sarcasmo e um astuto olhar sobre sérios problemas que ainda são encontrados nos dias atuais.
FICHA TÉCNICA
Espetáculo: Auto da Compadecida
Texto original: Ariano Suassuna
Direção, concepção e adaptação e direção de produção: Fábio Tavares
Produção: CCE – Centro Cultural Ensaio
Elenco: Amanda Cambeses, Augusto Barbosa, Duda Lemos, Juliana Costa, Lis Gabrieli, Lucas Teixeira, Luís Muniz, Maria Franco, Ramon Almeida e Thales Moreira.
Cenografia: Fábio Tavares, Augusto Barbosa e Thales Moreira
Figurinos: Duda Lemos
Assessoria de Imprensa: Amanda Cambeses e Augusto Barbosa
Assessoria de Redes Sociais: Beatriz Santana
Desenho de Iluminação: Lana Cambeses
Técnico de Iluminação: Pablo de Carvalho
Técnico de Som: Yasmin Raissa
Gênero: Comédia
Duração: 85 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Mais informações: @autodacompadecidabr ou (71) 99716-7872.