Formação no setor artístico-cultural acontece em três estados brasileiros para alunos e professores da rede pública
A cidade de São Gonçalo dos Campos será uma das três cidades que receberão a segunda edição do projeto maquie&crie, parceria entre a Muda Cultural e o Grupo Boticário, que visa impulsionar a cultura, promover a autonomia dos aprendizes e capacitar profissionais para o setor cultural, com foco na maquiagem cênica. O curso será realizado em oito oficinas de duas horas e apresentará diferentes possibilidades de usar a criatividade no âmbito profissional e em diversos segmentos como no teatro, no audiovisual, em desfiles, entre outros.
“Quando legitimamos o pensamento de desenvolvimento artístico numa compreensão de diversidade e possibilidades criativas, aproximamos a curiosidade e o estímulo a práticas de observação, pesquisa e execução. Maquiar é um ato político, terapêutico e de expressão. Contribuir com mais de 1000 jovens no desenvolvimento dessa arte e dessa ferramenta é um convite a expandir os horizontes de dentro para fora, da autoexpressão e também da compreensão de um mercado de trabalho aquecido. A boniteza desse projeto está além da magia da sala de aula e do convívio com materiais pedagógicos e didáticos. Está na prática, na possibilidade de desenvolvimento local dessas linguagens, dentre as características de cada região, na possibilidade do empreendedorismo local e sobre como trilhar os primeiros passos”, afirma Tiça Camargo, coordenadora pedagógica do maquie&crie.
Oferecido no Colégio Polivalente, em São Gonçalo dos Campos; no Colégio Municipal Agripina de Lima Pedreira e na ONG PACE – Pé de Arte, Cultura e Educação, o projeto contempla 150 alunos, oferece formação para professores e três palestras sobre o universo artístico-cultural: “O que é um Backstage”; “A Rotina de um profissional de maquiagem”; e “Como transformar ideias em projetos”.
O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário. A realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.
Sobre a Muda Cultural
Desde 2007 no mercado, a Muda Cultural propõe inovações para a produção e difusão de ações e causas relevantes, atuando como elo entre marcas, projetos e suas comunidades. A missão da agência é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção de projetos de grande impacto social, atuando em 3 eixos: Gestão de Investimento Social Privado, Portfólio de Projetos Proprietários e Desenvolvimento de Projetos Sob Medida. Para saber mais, acesse o site da agência.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.701 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada pela transparência e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br