Programação vibrante realizou 18 aulas abertas e três apresentações de “Você Sabia?”
Iniciando as atividades no ano de 2025, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) realizou uma programação vibrante que celebra a energia da estação mais quente do ano com o projeto “Movimento Verão”. Com uma identidade visual marcante, o projeto promoveu uma série de ações de troca e aprendizado na dança, além da formação de novos públicos, reforçando o papel do BTCA como um dos principais expoentes da dança na Bahia.
O “Movimento Verão” teve início em janeiro e seguiu até fevereiro, com destaque para a apresentação do espetáculo infanto-juvenil “Você Sabia?”, realizado no Museu de Arte Contemporânea, que atraiu um público total de 277 pessoas nos três dias de exibição. O projeto também ofereceu 18 aulas abertas de diversas modalidades de dança, voltadas para pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, reunindo 167 participantes ao longo das atividades.
Foram oferecidas aulas de modalidades como Jazz, Alongamento, Balé Clássico e Danças Afro-brasileiras, com turmas de até 20 participantes, realizadas no Espaço Xisto Bahia, anexo ao Complexo da Biblioteca Pública dos Barris. Além da presença dos bailarinos da companhia e a participação bastante expressiva de profissionais da área.
Destaque também para as participações especiais durante as aulas de Danças Afro-Brasileiras. No dia 29 de janeiro, o bailarino, coreógrafo e educador em dança Amilton Lino foi o convidado pelo professor Agnaldo Fonseca para ministrar a aula. Já no dia 12 de fevereiro, foi a vez de Agnaldo convidar a professora e dançarina Tatiana Campêlo, que compartilhou a sua trajetória dedicada à preservação e expansão das Danças Afro-brasileiras.
O “Movimento Verão” reforçou o compromisso do BTCA com a democratização da dança e a formação de novos públicos, além de destacar a importância da manutenção técnica e do diálogo entre artistas e comunidade.