Na Bahia, o projeto contemplou as agências do BNB em Jacobina e Itapetinga
O Banco do Nordeste Cultural anunciou os artistas visuais selecionados em edital público que apoia propostas de intervenção artística no âmbito do projeto Galerias Urbanas. Serão R$ 358 mil destinados a 60 projetos de arte urbana, nas modalidades de grafitti e mural ou similar, em homenagem a ícones da cultura regional.
As obras ficarão expostas em agências dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O resultado com os nomes de todos os artistas e os respectivos projetos vencedores estão publicados na página do BNB na Internet.
Na Bahia, foram contempladas propostas a serem executadas em agências do Banco do Nordeste nos municípios de Itapetinga (O Violeiro Encantador de Animais) e Jacobina (No Balanço da Sanfona). Participaram da seleção artistas individuais maiores de 18 anos, grupos e coletivos, com comprovada experiência na área de artes visuais, desde que residentes no estado da federação onde está localizada a agência que receberá a obra.
Sobre o Galerias Urbanas
O Galerias Urbanas é um projeto de intervenção artística realizado pelo Banco do Nordeste Cultural, que tem como objetivo fortalecer o papel institucional do BNB como garantidor de direitos culturais e promotor da cadeia produtiva das artes visuais nos estados que fazem parte da sua área de atuação.
O projeto teve início em outubro de 2019, contemplando seis agências do interior da Paraíba, onde os artistas Shiko, Thayroni Arruda, Flora Santos, Dyógenes Chaves, Thaynha, Dedoverde e Bisouro tiveram participação na confecção dos murais que homenagearam ícones da música do estado, como Jaguaribe Carne, Socorro Lira, Elba Ramalho e Jackson do Pandeiro.
Segundo o gerente da Célula de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Murilo Albuquerque, o Programa Galerias Urbanas nasceu como uma retomada do diálogo entre as ações negociais e culturais desenvolvidas pelo Banco do Nordeste, após experiências exitosas ocorridas entre os anos de 2009 e 2014, proporcionando à população atendida a oportunidade de conhecer a produção dos artistas paraibanos do grafite e enaltecendo a produção musical dos seus conterrâneos. Atualmente, são 18 painéis de 15 metros quadrados, distribuídas em seis agências da Paraíba.