Série criada pelos empresários Lukasz Gieranczyk e Thiago Yoshinaga, celebra o olhar estrangeiro sobre Portugal, combinando comédia, empreendedorismo e a rica cultura local
Uma nova série está prestes a ser lançada hoje, dia 25, trazendo uma visão única sobre o cotidiano de imigrantes em Portugal. Thiago Yoshinaga, diretor audiovisual, e Lukasz Gieranczyk, produtor executivo, são os criadores de “Bitoques & Imperiais”, uma produção da 7800 Productions, produtora audiovisual baseada no lusitano e no Brasil. A ideia surgiu durante encontros regados a bitoques (tradicional prato português) e imperiais (cerveja) em conversas sobre o filme “Coffee and Cigarettes”, do diretor americano Jim Jarmusch.
“A gente começou a se reunir para falar sobre projetos, e sempre terminávamos a conversa tomando uma imperial e comendo um bitoque. A partir daí, surgiu a ideia de criar algo com essa essência, um formato que capturasse essas trocas descontraídas e os desafios da vida de imigrante”, conta Thiago Yoshinaga.
A série busca construir uma imagem de Portugal através do olhar de imigrantes de diferentes partes do mundo. Além dos brasileiros, participam do projeto estrangeiros da China, Catalunha e Polônia. “Queríamos mostrar a diversidade de quem escolhe Portugal como casa, e isso inclui temas como a crise imobiliária, empreendedorismo e stand-up comedy”, explica Lukasz Gieranczyk. O empreendedor já conquistou diversos prêmios como Melhor Filme Underground no Boston Shot Film Festival e no Viewpoint Documentary Film Festival (Bélgica), além de Melhor Filme no Super Shorts London e New York com o seu filme The Prisoner, lançado mundialmente em 2022.
Para Thiago, o projeto também tem um toque pessoal. “Eu estava passando por um divórcio e pensar nessa série me deu um novo propósito. A gente trouxe muito do que é importante para nós, desde os restaurantes onde gravamos até as histórias que contamos”, relembra.
Os episódios de “Bitoques & Imperiais” não apenas discutem temas atuais, mas também trazem uma perspectiva íntima dos convidados, que revelam suas experiências e desafios em um país novo. “O objetivo é conectar com o público de maneira sincera e autêntica, sem grandes inovações de formato, mas com muito coração”, afirma Lukasz.
Os episódios estarão disponíveis exclusivamente no canal do YouTube da produtora, acessível pelo site 7800tv.com, onde os espectadores poderão conferir todos os episódios e explorar mais sobre o projeto.