Na segunda roda de conversas da exposição sobre o ritmo musical, espaço recebe grandes nomes da cena musical
A CAIXA Cultural Salvador realiza, nesta quarta-feira (22), a segunda roda de conversas da exposição Axé: A Força Sonora e Visual de um Movimento. O encontro discutirá a obra do designer, ilustrador, cenógrafo e publicitário Pedrinho da Rocha, responsável por criar leiautes, trios, campanhas e abadás de alguns dos blocos mais conhecidos do carnaval baiano. O bate-papo acontecerá às 19h, com entrada gratuita (limitada à lotação do espaço).
Nesta segunda rodada de conversas, os participantes vão discutir a importância do design na construção da estética visual do Axé Music. Nomes como Carla Visi (ex Banda Cheiro de Amor), Alobêned (ex Banda Mel) e Joaquim Nery (Camaleão e Central do Carnaval) contribuirão com suas experiências e visões sobre a evolução visual do ritmo e sua relação com a música e o carnaval.
Pedrinho da Rocha, o homenageado da roda de conversas, é um dos artistas que traduziu a evolução estética do ritmo. O trabalho dele ajudou a popularizar o Axé Music, unindo design e música em uma linguagem visual que se tornou símbolo do gênero, com suas famosas capas de discos e abadás. A visão do artista foi essencial para conectar o movimento com o público e consolidá-lo no cenário nacional e internacional.
Os diálogos são parte integrante da exposição Axé: A Força Sonora e Visual de um Movimento, que está em cartaz na CAIXA Cultural desde 26 de dezembro. O músico e curador da mostra, Jonga Cunha, explica a relevância da discussão. “A oportunidade de discutir isso com profissionais como o Pedrinho da Rocha, que criou a identidade visual de tantos blocos e figuras do Axé, é fundamental para entender como a estética foi se moldando ao longo do tempo. Vamos abordar uma visão mais ampla, refletindo sobre como a imagem ajudou a construir esse movimento cultural tão poderoso”, destaca.
O curador acrescenta que a roda de conversas é uma oportunidade para discutir a relação entre design, música e cultura. Os debates buscam entender como a estética visual contribuiu para o fortalecimento do Axé Music nas últimas quatro décadas.
A exposição, que ocupa dois andares da CAIXA Cultural, reúne peças históricas e oferece uma imersão sensorial única. Além do acervo histórico, a mostra oferece uma série de experiências interativas, e fica em cartaz até o dia 16 de março. Para saber mais, clique aqui.
Serviço:
[Vivências] As Cores & A Estética Visual do Movimento em Homenagem a Pedrinho da Rocha
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Data: 22 de janeiro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h
Classificação: Livre
Inscrições: acesso gratuito sujeito à limitação de vagas no espaço
Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalsalvador | (71) 3421-4200
Acesso a pessoas com deficiência