Tradicional prêmio celebra, há 18 anos grandes empreendedoras do mundo todo
Criado em 2006, o Cartier Women’s Initiative Awards, programa global da maison francesa, seleciona e premia mulheres empreendedoras, de diferentes países e setores, que atuam em negócios que visam gerar impacto positivo em pelo menos um dos pontos do tripé da sustentabilidade – social, ambiental e econômico.
Para o ano de 2024, cuja cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de maio, em Shenzhen, China, a Cartier selecionou 27 mulheres para representar as três melhores iniciativas e negócios para cada um dos nove prêmios regionais e para os dois prêmios temáticos. Além do prêmio em dinheiro para as vencedoras das primeiras, segundas e terceiras colocações, proporcionalmente, de cada categoria, todas as participantes recebem um programa de mentoria e cursos de liderança em negócios.
Os prêmios regionais são disputados nas categorias África Anglófona e Lusófona, Ásia Oriental, Europa, África Subsaariana Francófona, Oriente Médio e Norte da África, América do Norte, América Latina e Caribe, Oceania e Ásia do Sul e Ásia Central.
Para esta edição, a brasileira Isabela Chusid, fundadora da Linus, primeira sandália de plástico vegana nacional, é a única brasileira entre as finalistas da Cartier Women’s Initiative Awards na categoria América Latina e Caribe. No ano anterior, a vencedora da mesma categoria foi Emily Ewell, fundadora da marca brasileira Pantys.
Isabela expressa ter orgulho em representar as empreendedoras brasileiras e as mulheres que fazem parte da equipe Linus. “Por meio da Linus, tenho a chance de trabalhar todos os dias com os meus dois grandes propósitos que são profundamente conectados: oferecer alternativas de consumo ambientalmente mais sustentáveis, enquanto fortalecemos o desenvolvimento de lideranças femininas. Ser finalista do prêmio Cartier é um reconhecimento internacional de que estamos no caminho certo e que é possível fazer tudo isso de forma financeiramente saudável”, afirma a empreendedora.
Sobre a Linus
A Linus é uma marca de lifestyle sustentável, criadora da primeira sandália de plástico vegana nacional, que existe para transformar o bem-estar em um estilo de vida presente na relação das pessoas com elas mesmas, com os outros e com o planeta. Projetada por designers, engenheiros de material, especialistas em palmilha e ortopedistas.
A Linus compensa a emissão de carbono e todo o plástico e papel que produz e, além disso, também é certificada pela The Vegan Society, instituição reconhecida internacionalmente por assegurar que os produtos não contenham ingredientes de origem animal e não sejam testados em animais. Criada por Isabela Chusid, eleita entre os jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos pela Forbes, na lista Under 30 de 2021, a marca cresceu 700% na pandemia e, em setembro de 2021, esteve presente na New York Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo.
Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do e-commerce europeu. Em 2023, expandiu para o Uruguai por meio de parceiros e acaba de anunciar a chegada ao Uruguai, Chile, Peru, Austrália e Nova Zelândia, além de já estar em mais de 350 pontos físicos no Brasil.