As células tronco têm cada vez mais espaço na medicina, mas isso não impede que ainda haja muitas dúvidas sobre elas, ressalta o ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho
A medicina regenerativa tem ganhado um enorme destaque nos últimos anos após ser utilizada em vários casos de repercussão, e as células-tronco estão no centro dessas pesquisas.
Elas despertam curiosidade e expectativa por seu potencial em tratamentos inovadores que têm sido cada vez mais pesquisados por especialistas.
“As células-tronco possuem a capacidade de se transformar em diferentes tecidos, o que abre caminhos para terapias menos invasivas e mais eficazes”, explica o ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, especialista em terapia celular, há 12 anos atuando nesta área com quase 9000 pacientes tratados com células tronco, com excelentes resultados.
Confira cinco dúvidas comuns esclarecidas pelo especialista:
1. O que são células-tronco?
“Elas são células com a capacidade de se transformar em diferentes tipos de tecidos do corpo humano e modular as dores”, afirma o Dr. Luiz Felipe Carvalho;
2. Onde elas são encontradas?
“Elas estão presentes em locais como medula óssea, tecido adiposo, sangue do cordão umbilical e até no próprio sangue, em geral são retiradas do próprio paciente”;
3. Para que elas servem?
“Na ortopedia, usamos células-tronco para auxiliar na regeneração de cartilagem, tendões e ossos, mas a pesquisa avança para áreas como neurologia e cardiologia”, destaca o Dr. Luiz Felipe Carvalho.
4. É um tratamento seguro?
“Quando realizado seguindo protocolos adequados e por profissionais qualificados, o procedimento é considerado extremamente seguro e muito eficaz”;
5. Elas podem substituir cirurgias?
“Em vários casos isso acontece, elas ajudam a adiar ou até evitar procedimentos invasivos, mas a indicação deve ser individualizada de acordo com o caso específico de cada paciente”, alerta o especialista.
Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho
O Gaúcho é Médico Ortopedista, Mestre em Neurociências e Pesquisador em Terapias Celulares e Longevidade, Diretor do Departamento de Tratamento com Uso de Células Tronco do CPAH – Centro de Pesquisa e Análise Heráclito – possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares. Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa e neurociências. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.














