Sessão acontece na Sala de Arte do MAM Bahia, com bate-papo e ingressos populares
O CineVila, projeto cineclubista do Teatro Vila Velha, celebra uma década de existência com uma programação especial dentro da exposição comemorativa “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil”. Nesta terça-feira, 10 de dezembro, o projeto exibe o longa-metragem “Esses Moços” às 18h30, na Sala de Arte CineMAM, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). O evento contará com a participação do cineasta José Araripe Jr., que estará presente para um bate-papo com o público após a sessão.
Dirigido por Araripe Jr., “Esses Moços” narra a história de Darlene (Chaiendi Santos) e Daiane (Flaviana da Silva), duas jovens que deixam o interior em busca de um novo começo em Salvador. Na capital, elas cruzam caminhos com Diomedes (Inaldo Santana), um homem mais velho que perdeu a memória e vive nas ruas. Juntos, eles formam uma inusitada família enquanto exploram diferentes cenários da cidade, como o Comércio e o subúrbio ferroviário. O filme, lançado em 2004, conta também com um elenco que inclui Manfredo Bahia, Edmilson Barros, Gideon Rosa, Carlos Betão, entre outros, e foi produzido pela Truque Produtora de Cinema, com produção de Sylvia Abreu e Moisés Augusto, produção executiva de Diana Gurgel e direção de fotografia de Hamilton Oliveira.
Com curadoria de Marcio Meirelles, diretor artístico do Teatro Vila Velha, e do cineasta Rafael Grilo, o CineVila reforça a conexão entre o teatro e o cinema nacional, com um foco especial na cinematografia baiana. A programação faz parte do programa educativo da exposição e também do projeto “O Vila Ocupa a Cidade”, que leva as ações do teatro para diferentes espaços de Salvador durante a reforma do seu prédio histórico.
Segundo José Araripe Jr., o filme é fruto de uma parceria inspiradora com o Teatro Vila Velha. “Eu, filhote do Teatro Livre da Bahia de João Augusto, tive a honra de contar com o apoio de Marcio Meirelles e sua talentosa trupe para montar o elenco de Esses Moços. As incríveis Flaviana e Chaiendi foram selecionadas e preparadas por Débora Landim e Rose Anias. É um trabalho muito especial”, destaca o diretor.
Os ingressos para o CineVila são acessíveis e podem ser adquiridos na bilheteria da Sala de Arte do MAM. Mais informações estão disponíveis no Instagram (@teatrovilavelha), no site oficial do Teatro Vila Velha (www.teatrovilavelha.com.br), pelo telefone (71) 99936-5760 ou no site da Sala de Arte (http://saladearte.art.br/).
O evento é realizado com o patrocínio do Banco do Brasil, via Lei de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria Estadual da Cultura. A produção é assinada pela Janela do Mundo, em coprodução com o Teatro Vila Velha.
Ficha técnica do filme:
Esses Moços (2004)
- Gênero: Drama
- Direção: José Araripe Jr.
- Duração: 1h 24min
- Classificação: Livre