• Lafayette Lage é o pioneiro em cirurgia de prótese de quadril tipo Resurfacing no Brasil • Assunto foi abordado em encontro de especialistas nos dias 15 e 16 de março em Lima, capital do Peru
A artroplastia (cirurgia total de quadril) é um procedimento realizado para tratar algumas condições que afetam a articulação do quadril, tais como osteoartrite, fraturas, necrose da cabeça do fêmur, displasia do quadril, entre outras patologias. A escolha do procedimento depende da situação específica de cada paciente e da gravidade da lesão.
O assunto foi abordado na 8ª edição do curso “Atualização sobre artroplastia de quadril e joelho”, realizado nos dias 15 e 16 de março em Lima, capital do Peru. O encontro reuniu autoridades médicas da América Latina, Estados Unidos, França, Alemanha, América Central,inclusive do México e especialistas em Ortopedia da Clínica Mayo. O Dr. Lafayette Lage, tratou sobre “Resurfacing de Quadril”, tema do qual é pioneiro no Brasil e reconhecido com um dos maiores especialistas do mundo. Foi a quarta participação consecutiva do médico no encontro que acontece a cada dois anos.
Cirurgia de quadril – prótese
A prótese de quadril é a substituição da articulação. Na prática uma parte se encaixa na bacia e a outra no fêmur. Muito comum em pacientes na faixa etária a partir de 15 até 100 anos ou mais, costuma trazer excelentes resultados.
A cirurgia é de médio para grande porte, mas com a evolução tecnológica ela é corriqueira. No mesmo dia ou no dia seguinte começa a sessão de fisioterapia com alta em 24 a 48 horas em média.
“Quando o paciente acorda é notório que a dor não existe mais. Os pacientes se sentem muito bem e alguns chegam a relatar que não conseguem lembrar da sensação de correr, dançar, pisar e não sentir dor. Aos poucos o paciente começa a repensar a vida, porque mudou totalmente”, revela o Dr. Lafayette.
Entre os pacientes mais jovens a intenção é preservar ao máximo o estoque ósseo. Neste caso a prótese de Resurfacing é a mais indicada por permitir um retorno a uma vida normal, sem limitações, inclusive para a prática de esportes de alto impacto como artes marciais, futebol, basquetebol, handebol, hóquei, skate, surf, motocross, ginástica artística, esqui aquático ou na neve, entre outros, pois é a prótese mais estável de todas as existentes com um risco de luxação 10 vezes menor que as convencionais além da extrema durabilidade.
A escolha da prótese deve ser uma decisão compartilhada entre paciente e o cirurgião ortopédico, levando em consideração as necessidades individuais e o estilo de vida, especialmente quando se trata da prática de esportes radicais. “O objetivo é proporcionar uma melhora na qualidade de vida e permitir que o paciente continue desfrutando de suas atividades preferidas com o mínimo de restrição, afirma Dr. Lafayette.
O médico está à disposição da imprensa para falar mais sobre o assunto.
Sobre o Dr. Lafayette Lage, médico ortopedista, pioneiro em artroscopia do quadril em 1993 e especialista em cirurgia de Resurfacing (recobrimento da cabeça do fêmur). CRM. 49889
PS: importante ressaltar que a prótese de Resurface não pode ser implantada em pacientes portadores de osteoporose