Com as temperaturas cada vez mais elevadas registradas nos últimos meses e anos, os índices de umidade relativa do ar diminuíram consideravelmente. Desse modo, a sensação térmica se torna ainda mais acentuada nos centros urbanos do que nas áreas rurais por conta da retirada de grande parte da vegetação para construção de edifícios, indústrias, asfaltos e outros empreendimentos.
O engenheiro agrônomo paisagista Alex Sá Gomes explica que as árvores e as plantas têm a função de reduzir o calor e melhorar a qualidade do ar, contribuindo para reduzir os impactos do aquecimento global e do desmatamento. Por isso, ele promove desde 2020 a campanha #TáFaltandoÁrvore, uma ação que visa conscientizar e estimular o plantio de novas árvores, denunciar agressões ao meio ambiente e unir pessoas em torno do mesmo propósito: proteger a natureza.
“Já são mais de 30 anos promovendo várias campanhas em defesa do meio ambiente, através da minha empresa Terra Verde Paisagismo, como a distribuição de mudas de árvores, adoção de praças da cidade, plantio em orfanato e hospitais. Há três anos tive a ideia de reunir todas essas ações no projeto #TáFaltandoÁrvore. É um movimento que lembra que as árvores são um dos bens mais importantes do planeta e, por isso, é essencial preservá-las”, destaca Alex.
E para combater o calor, a natureza pode ser uma grande aliada também dentro de casa. Além de trazer vida e beleza ao ambiente, as plantas são capazes de limpar o ar, removendo os poluentes e oferecendo sombra. Confira abaixo 7 tipos de plantas que, além de refrescar e purificar o ar, são fáceis de cuidar:
- Clorofito
Esta planta de pequeno porte é indicada para eliminar os poluentes que circulam no ambiente, o que ajuda a manter o ar mais puro. Além disso, a clorofito não dá trabalho para cuidar. O ideal é regar até duas vezes na semana, com o cuidado de não deixar que a terra fique seca por completo, porém, essa frequência pode variar de acordo com as características de cada ambiente.
- Lírio-da-paz
Além de ser uma planta muito usada na decoração de interiores pela sua exuberância estética, o lírio-da-paz é conhecido por melhorar a umidade do ar da casa. Por ser uma espécie tropical, ela se adapta em lugares quentes e úmidos. É uma espécie que necessita de iluminação indireta.
- Dinheiro-em-penca
Planta que se desenvolve com facilidade, o dinheiro-em-penca é fácil de cuidar e ajuda a manter a umidade do ar. É uma espécie que não se dá bem com sol forte direto e deve ser regada constantemente, de acordo com as condições do ambiente.
- Jiboia
Bastante popular e versátil nos lares brasileiros, a jiboia é uma planta excelente para o ambiente. É uma espécie resistente e simples de cuidar. Você precisa oferecer um pouco de luz natural, como o sol da manhã ou do final da tarde, para garantir seu desenvolvimento.
- Zamioculca
A zamioculca é uma planta ideal para ambientes meia sombra e com pouca ventilação natural. É uma espécie resistente e que pode ser utilizada até mesmo em espaços com ar condicionado. Vale lembrar que suas folhas e caule são consideradas tóxicas e, por isso, devem ser mantidas longe do alcance de crianças e animais de estimação.
- Abacaxi-roxo
Além de dar um charme na ornamentação da casa, o abacaxi-roxo ajuda a umidificar o ar e exige um cultivo simples. É uma espécie que costuma precisar de rega cerca de duas vezes na semana e que pode ficar sob o sol ou meia sombra.
- Espada-de-São-Jorge
É uma planta que purifica o ar e se adapta em espaços com diferentes tipos de iluminação. Além disso, a espada-de-são-jorge requer pouca rega, a depender da incidência de luz que recebe diariamente. O principal cuidado é para não deixar a terra encharcada, pois as raízes podem apodrecer facilmente com o excesso de água.