A primeira assembleia será realizada no território de Irecê e faz parte de um processo contínuo de escuta e diálogo com o setor cultural e sociedade visando ampliar o acesso às políticas públicas de cultura
O Comitê de Cultura da Bahia, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial (SUDECULT), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-Ba), inicia, em fevereiro de 2025, uma série de Assembleias Territoriais Digitais de Cultura nos territórios de identidade da Bahia. A iniciativa busca ampliar a escuta dos setores e agentes culturais locais, fortalecendo a participação e diálogo com a comunidade cultural e sociedade na formulação de políticas públicas voltadas para cada território.
A primeira assembleia será realizada no território de Irecê. O encontro virtual será no dia 12 de fevereiro, das 18h30 às 22h30, via google meet. Os interessados precisam fazer a inscrição através do formulário: https://forms.gle/LY5mTH24Tj6VYPex8.
As Assembleias Territoriais fazem parte de um processo contínuo de escuta e diálogo com o setor e sociedade geral sobre a cultura em todo o estado. Ao final, serão elaborados documentos sobre as principais questões e necessidades de cada região, servindo como referência para o aprimoramento das políticas culturais.
Os encontros também ocorrerão nos territórios do Sertão do São Francisco, que já tem data marcada para o dia 18/02, também virtual, Recôncavo, Itaparica, Bacia do Rio Grande, Litoral Sul, Sertão Produtivo, Portão do Sertão, Sudoeste Baiano e Região Metropolitana de Salvador.
Caravanas de Cultura
Além das assembleias, o Comitê de Cultura da Bahia em parceria com a SUDECULT/SECULT irá promover, ao longo do ano de 2025, uma série de Caravanas Territoriais de Cultura. Os eventos serão presenciais e contarão com painéis temáticos, oficinas de capacitação e apresentações artísticas. Os encontros presenciais acontecem após as assembleias digitais que, juntos, são etapas preparatórias para o Seminário Estadual de Cultura, previsto para acontecer no segundo semestre de 2025.
A ação visa também realizar a escuta, ofertar formação técnica, informar sobre a cultura enquanto direito e promover a identidade cultural dos territórios da Bahia. Ao final das caravanas, serão elaborados relatórios para embasar ações de cultura futuras para cada território.
Rede de apoio e plantão de atendimento
Para ampliar o acesso popular às informações sobre as políticas públicas de cultura, formações e eventos culturais, o Comitê de Cultura da Bahia realiza um mapeamento constante dos fazedores e fazedoras de cultura em todo estado. Os interessados em fazer parte da rede, receber informações e participar das ações do Comitê de Cultura, devem preencher o formulário https://forms.gle/3qJU86M7ozpHgU3r9 .
Além disso, o Comitê também faz plantão de atendimento, de segunda a sexta, das 14h às 17h, via sala virtual https://meet.google.com/nvp-foeu-cvp para tirar dúvidas sobre as políticas, editais e outras ações culturais, facilitando a participação social.