Ir para o conteúdo
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
  • Envelhescência
  • Ribalta
    • Música
    • Teatro
    • Circo
    • Dança
    • Agenda
  • Planeta
    • Saia de Casa
    • Natureza
    • Bichos
  • Palavras
    • Literatura
    • História e Patrimônio
    • Educação
    • Balbúrdia
  • Tela
    • Audiovisual
    • Artes Visuais
    • Decoração
  • Banquete
    • Comida
    • Bebida
  • Atitude
    • Beleza
    • Moda
    • Comportamento
  • Vitalidade
    • Saúde
    • Bem Estar
Facebook Instagram

Como a indústria alimentícia vem se adaptando para promover um envelhecimento saudável

  • Destaque 1-envelhescência, Envelhescência, Sub-Editoria Envelhescência
  • 2024-09-23
  • Sem comentários
  • 4 minutos de leitura

Freepik

Alimentação 40+: como a indústria alimentícia vem se adaptando para promover um envelhecimento saudável e ativo

De acordo com um relatório da Mintel, 16,5% da população total da América Latina e do Caribe terá 60 anos ou mais até 2030. Diante dessa tendência, os hábitos da Geração X (pessoas entre 42 e 58 anos de idade) tornam-se cada vez mais importantes para garantir um processo de envelhecimento saudável, especialmente em relação a aspectos nutricionais, físicos e de saúde mental. Por essa razão, uma das indústrias que mais busca se adaptar às necessidades do público 40+ é a alimentícia, desenvolvendo produtos que atendam às suas demandas específicas.

Segundo Luiz Gonzatti, CEO da Alibra Ingredientes, referência em soluções inovadoras para esse mercado, o setor percebeu que tem uma oportunidade única de se posicionar como um grande aliado desses consumidores, inclusive na prevenção de doenças. “Hoje, há alimentos processados que são enriquecidos nutricionalmente e podem auxiliar em problemas como osteoporose, sarcopenia, diabetes e doenças cardíacas. Ou seja, o segmento tem a chance de efetivamente ajudar as pessoas a envelhecer de maneira mais ativa e a evitar complicações”, diz.

Novos hábitos alimentares
Outro dado relevante do relatório da Mintel é que 57% dos brasileiros da Geração X afirmam que ter uma alimentação saudável está entre suas prioridades. Esse nível de consciência inclui a priorização por alimentos que não apenas são saborosos, mas que também trazem ingredientes funcionais, embalagens práticas e são personalizados de acordo com as suas necessidades particulares. 

“A mudança de mindset do público 40+ pede que a indústria alimentícia crie produtos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida em diversos âmbitos”, ressalta Gonzatti. “É essencial que as empresas do setor invistam na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para criar soluções que conversem com essas preocupações e garantam vantagens em diferentes quesitos, como a melhora do sono, o controle de peso e a saúde hormonal”, complementa. 

Apesar disso, nem todos os integrantes da Geração Z ainda compreendem o impacto da alimentação na saúde. O próprio relatório da Mintel enfatiza esse gap quando divulga dados da Pan American Health Organization (PAHO), que revelam que as pessoas dessa faixa etária de fato possuem mais acesso à informação e uma expectativa de vida elevada, porém trazem índices maiores de obesidade, diabetes e doenças cardíacas em comparação a outras gerações.

Para o CEO, as marcas também podem contribuir nesse sentido promovendo uma educação nutricional. “Cada etapa da vida do público 40+ traz singularidades, então esses consumidores precisam entender como se alimentar e alcançar um bom nível de bem-estar nestas fases. Isso envolve um trabalho de conscientização que acontece a longo prazo e de forma equilibrada, não do dia para a noite. Portanto, mais do que investir na inovação, as empresas devem aproximar os seus clientes da sua evolução”, destaca.

Principais ingredientes voltados para a Geração X

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a fortificação de alimentos com vitaminas e minerais é uma estratégia extremamente relevante para melhorar a saúde pública em todo o mundo. A Geração X está no centro desse tópico, já que muitas vezes possui uma deficiência de nutrientes no organismo e necessita de alimentos com essas adições no dia a dia. 

A indústria alimentícia tem procurado solucionar esses problemas, principalmente, por meio de produtos funcionais, que oferecem efeitos positivos à saúde, além das suas funções nutricionais básicas. Alguns dos exemplos de como o setor incorpora essas composições são ingredientes como óleos e gorduras em pó com alta concentração de ácido graxos insaturados (ômega 3,6 e 9), e com proteínas do leite.

A própria Alibra possui produtos dessas categorias em seu portfólio, como: a linha OilaNutra, linha de blends de gorduras e óleos em pó voltada para a nutrição clínica e esportiva; o Caseinato de Cálcio, que é utilizado na fabricação de produtos funcionais, suplementos e fórmulas para nutrição enteral, esportista e sênior; os óleos vegetais em pó da linha OilaFats, que podem apresentar alta concentração de ácidos graxos insaturados como oleico (ômega9), linolênico (ômega 3), linoleico (ômega 6) ou de ácido láurico; e ainda, compostos lactéos sob medida que podem ser formulados com diferentes teores de proteína e de gordura, para atender necessidades específicas

“Estamos comprometidos em criar inovações que alimentam diferentes perfis de público, inclusive o 40+, por meio de ingredientes que impactam positivamente as suas vidas e contribuem para a sua longevidade e qualidade”, pontua o CEO da empresa. “Queremos nos adaptar constantemente à realidade dessas pessoas, valorizando as suas mudanças de comportamento e experiências ligadas à alimentação”, conclui.

Sobre a Alibra
A Alibra é referência em soluções inovadoras para a indústria alimentícia e o mercado food service. Fornecedora de ingredientes dos principais players nacionais e internacionais do mercado de alimentos, a empresa tem como foco a inovação e o desenvolvimento de soluções customizadas de alto valor agregado. Para isso, utiliza tecnologias e processos exclusivos para proporcionar performance, rentabilidade, conveniência e funcionalidade, aos produtos finais de seus clientes, nas mais variadas aplicações.

Com uma moderna planta fabril, a companhia é pioneira em queijos análogos no Brasil, única fabricante nacional de caseinato e líder na produção de óleos e gorduras em pó no país. Também comprometida com a sustentabilidade, a Alibra adota um modelo de negócio alinhado aos princípios ESG. Para saber mais, visite www.alibra.com.br.

Relacionado

Gostou do conteúdo?
Compartilhe:

PrevAnteriorLivro infantil sobre progressão da miopia em crianças acontece hoje 
PróximoThiago Arancam apresenta turnê “Tributo Três Tenores”, no Teatro Sesc Casa do ComércioNext
Picture of Iven

Iven

Postagens Recentes

Carreira em 2026: 5 motivos para fazer um teste vocacional para iniciar no mercado de trabalho

14 de dezembro de 2025

Comer menos é a solução para emagrecer?

14 de dezembro de 2025

Verão reforça alerta sobre proteção dos olhos contra o sol

14 de dezembro de 2025

Linda de Morrer lança Coleção “Lisboa”

14 de dezembro de 2025
Ver mais

Jornalista que gosta muito do que faz e que quer dar espaço para quem quer mudar o mundo para melhor.

Icon-facebook Instagram

Postagens Recentes

Comer menos é a solução para emagrecer?

Verão reforça alerta sobre proteção dos olhos contra o sol

Linda de Morrer lança Coleção “Lisboa”

Conheça Doris e Equipe

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.

  • Política e Privacidade
  • Contato
  • Anuncie aqui