Evento contou com presença do governador, Jerônimo Rodrigues, que foi nomeado padrinho do bloco ao lado da primeira-dama, Tatiana Velloso
No último sábado (31/01), a Associação Baiana de Pessoas com Deficiência realizou a 4ª Edição do Baile da Inclusão e o concurso para Rei e Rainha do Bloco Me Deixe à Vontade 2026, que elegeu Sara Santana e José Rocha, e marcou o calendário do pré-Carnaval de Salvador como um espaço de celebração da diversidade, da acessibilidade e do protagonismo das pessoas com deficiência.
A abertura da programação contou com a apresentação do Grupo Artístico Vidas Sem Fronteiras, da ABADEF, trazendo ao palco expressões artísticas que animaram o público.
Um momento importante foi o anúncio do padrinho do bloco, primeira vez que é escolhido representante para o título. O governador Jerônimo Rodrigues, que estará ao lado da primeira-dama, Tatiana Velloso, que foi escolhida no ano de 2025 pelos associados da ABADEF pelo seu envolvimento com a causa.
“Muito obrigado a ABADEF pelo trabalho que faz, pela resistência na reivindicação daquilo que é de direito.”, afirma o governador do estado, Jerônimo Rodrigues.
A primeira-dama, Tatiana Velloso, parabenizou a ABADEF e reforçou a importância da sua atuação. “É importante dizer que a ABADEF representa essa organização coletiva que faz essa ação no carnaval, mas também uma ação conjunta de cultura de turismo e de direitos, porque a gente precisa garantir a justiça social, especialmente para as pessoas com deficiência.”, declara.
A disputa reuniu 7 duplas, que foram avaliadas por uma banca de jurados formada por parceiros da ABADEF. Na premiação, a dupla vencedora recebeu R$ 200,00 para cada integrante, além de roupões personalizados do bloco. O segundo e o terceiro lugares foram contemplados com brindes. Além da escolha do rei e da rainha, o evento também contou com o lançamento oficial do abadá deste ano, que traz o tema “Torcida da Inclusão”.
“Não basta ter representação sem ação e não basta ter ação sem atuação!”. Essa foi a frase da presidente da ABADEF, Silvanete Brandão, que marcou todos. Ela explicou um pouco sobre a atuação e importância da associação. “A ABADEF acontece em três frentes que mudam e transformam os destinos das pessoas com deficiência, que são: o trabalho com as pessoas com deficiência fortalecendo sua autonomia, sua consciência, seus direitos e protagonismo; depois acolhemos, orientamos, oficinas e fortalecimento de vínculos com a família e a comunidade; e articulações institucionais e políticas públicas.”, afirma.
Outro momento de destaque foi a passagem de faixa, conduzida pela rainha do bloco de 2025, Eliete Teófilo, ao som da música “O Mais Belo dos Belos”, reforçando a emoção e o simbolismo da celebração.
O evento contou com cerca de 250 pessoas entre elas estiveram representantes do estado e do município, associados da instituição, convidados de associações e familiares.
A mesa de abertura foi composta pelo governador e padrinho do bloco, Jerônimo Rodrigues; a primeira-dama e madrinha do bloco, Tatiana Velloso; a Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo do Estado, Giulliana Brito; a secretária da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis; o secretário de cultura do estado, Bruno Monteiro; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos; o secretaria De Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes; a vereadora, Aladilce Souza. Também estiveram presentes a defensora pública do estado, Camila Carneiro; o Diretor Geral da PGE Bahia, Rafael Mendes; o Superintendente da SUDEF , Marcelo Oliveira; representando a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Itana Tonhá; a Diretora Geral do Parque Social de Salvador, Sandra Paranhos; o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Gêmeos; o ator e jornalista, Luís Salém; a Coordenadora do Comitê Pró Equidade de Gênero, Raça, Inclusão e Diversidade da Bahiagás, Denise Assis.
A realização do Baile da Inclusão contou com o apoio e parceria de importantes instituições e patrocinadores, entre eles: Governo do Estado da Bahia, SETUR, Bahiagás, SUFOTUR, SALTUR, SEMPRE, Prefeitura de Salvador, Voluntárias Sociais da Bahia, PROPEG, Shopping da Bahia e o Escritório de Advocacia Borges e Marques.















