Depois de encerrar uma bela temporada do espetáculo “Ex-passo”, realizada em Salvador durante setembro em praias e na Lagoa do Abaeté, o projeto “Conexão Ex-passo” chega em outubro com dois videodanças no Teatro Gamboa: “In-passe”, que será exibido no dia 2 (quarta-feira), às 19h, dentro do projeto Papo Gamboa, e “Elelelé”, que estará na agenda do espaço todo o mês, apresentado antes dos espetáculos da programação.
“In-passe”, dirigido por Claudio Machado e Henrique Filho, foi produzido em 2021, em meio à pandemia, quando as limitações da presença motivaram uma adaptação do externo para o interno. O filme é inspirado pela performance coreográfica “Ex-passo”, estreada em 2018 e encenada a céu aberto em sincronia com o pôr do sol, que surge do encontro e relação estabelecida entre quatro artistas, suas experiências, dança contemporânea, pernas de pau, as águas e as paisagens. Com direção coreográfica de Claudio Machado, que compõe o elenco junto com Clara Garcia Espada, João Rafael Neto e Matias Santiago, a obra foi revisitada através de suas memórias. Os artistas se reconectam apesar da distância e do isolamento: a partir de autorrelatos construídos pela relação dos seus corpos em casa, sobre as mesmas pernas de pau, o quarteto apresenta recortes sobre diferentes experiências e perspectivas do confinamento.
Já em 2022, o núcleo União Instável, que assina a realização deste conjunto de trabalhos, estreou o videodança “Elelelé”, dirigido por Clara Garcia Espada e Claudio Machado, desta vez em homenagem à obra do arquiteto e urbanista João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé. Logo, arquitetura e movimento são as palavras chaves e propulsoras desta obra híbrida construída pelo diálogo entre as linguagens da dança, do circo, da música e do audiovisual. Da visão de mundo, pensamentos e ideias que um dia se transformaram em casas, edifícios, estações, passarelas, igrejas, dentre outras edificações construídas pelo arquiteto, nasce cada elemento que a compõe. Assim, argumento, dinâmica, movimentos e sons se conectam com a arquitetura de Lelé, formando uma trama, uma dança, uma coreografia de imagens e de discursos complementares que buscam despertar o público para os seus elos e memórias, bem como para a poesia presente em cada construção e na sua relação com a cidade.
O projeto “Conexão Ex-passo” foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
SOBRE O UNIÃO INSTÁVEL
Núcleo de criação e produção artístico-cultural formado em 2016 por Clara Garcia Espada e Claudio Machado, o União Instável utiliza múltiplas linguagens artísticas para criação de obras híbridas e promove a circulação de obras e a conexão entre países e artistas. Desta União, nasceu “Don’t Leave” (2016), com direção coreográfica de Aleksandra Scibor (Polônia); “Porto Brasil” (2017 a 2022), uma mostra anual de arte e cultura brasileiras dentro da programação do Sommerwerft Internationales Theater Festival am Fluss (Alemanha), em parceria com Antagon Theater AKTion; “Jo” (2018), solo de Clara Garcia Espada, e “Ex-passo” (2018), ambos sob direção de Claudio Machado; “Velôsidades” (2019), em parceria com Território Sirius, Voo Audiovisual e Digital Films; “In-passe” (2021), em parceria com a Voo Audiovisual; e “Elelelé” (2022).
SERVIÇO
Conexão Ex-passo apresenta: exibição de videodanças
IN-PASSE
Direção: Claudio Machado e Henrique Filho
Onde: Teatro Gamboa
Quando: 2 de outubro (quarta-feira), 19h
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: 14 anos
ELELELÉ
Direção: Clara Garcia Espada e Claudio Machado
Onde: Teatro Gamboa
Quando: Exibição na abertura de sessões do mês de outubro
Quanto: Incluso no acesso aos espetáculos
Classificação indicativa: Livre