MAM, MAB, MAC_BAHIA, Parque Histórico Castro Alves, Solar Ferrão e Udo Knoff recebem feiras, oficinas e dinâmicas interativas
Os Museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), terão até o dia 26 de maio uma ampla programação dedicada à arte e à cultura.
Dentre eles, estão programadas inauguração de exposição no Centro Cultural Solar Ferrão, além de oficinas de paisagem sonora e roda têxtil no Museu de Arte Contemporânea (MAC), Recital e Feira no Museu de Arte da Bahia (MAB), Itinerância da Bienal de São Paulo no Museu de Arte Moderna (MAM). O público pode conferir também as mostras no Museu Udo Knoff e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), que fica a 170 km de Salvador.
Confira abaixo a programação de cada museu:
Centro Cultural Solar Ferrão: O Solar Ferrão inaugurou a exposição “O Corpo Liberto”, que representa uma caminhada em direção à liberdade do corpo e da mente. A exposição, intitulada pelo multiartista Nilton César, faz referência à luta antimanicomial. O lançamento da exposição contará com um sarau de poesia, às 15h.
O dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento social que reforça os direitos das pessoas com transtornos mentais e defende o fim da lógica manicomial nos cuidados em saúde.
Também estão em cartaz, das 10h às 18h, a mostra “Hãhãw: Arte Indígena Antirracista”, feita por 26 artistas de origem indígena, e a exposição “Máscaras”, que destaca artefatos elaborados com complexas técnicas em madeira. A mostra reúne cerca de 100 máscaras, 40 ‘Geledés’ e 50 de outras etnias de povos africanos.
Endereço: R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho. Salvador – BA
Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC): O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), oferece uma seleção de eventos para os apreciadores da arte. O destaque é para a exposição ‘INICIADAS: ancestralidades contemporâneas’, que mergulha nas tradições ancestrais, trazendo-as para o contexto contemporâneo. Além disso, convidamos os visitantes a explorar nosso rico Acervo e a descobrir a expressão da Arte Urbana.
No final de semana, no sábado (25), quem for ao MAC, poderá participar da Oficina de Roda Têxtil, voltada para costura, além de uma visita guiada pelo “Circuito MAC_BAHIA”, a partir das 16h30. No domingo (26), às 8h, os interessados poderão participar do “Amanhecer no MAC” com uma meditação do Centro Budista Kadampa.
Endereço: Rua da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA.
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h / Domingos e feriados, das 8h às 20h.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): O Museu de Arte Moderna da Bahia está atualmente sediando a Itinerância da 35ª Bienal de São Paulo, intitulada “Coreografias do Impossível”. De terça-feira a domingo, os espaços do Pátio Central, Casarão (Térreo e 1º piso), Capela e Galeria 3 estão preenchidos com obras que exploram as complexidades e urgências do mundo contemporâneo. A exposição estará aberta para visitação até o dia 28 de julho.
Além da Bienal, os visitantes podem explorar a “Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi”, um espaço expositivo permanente dedicado ao legado da renomada arquiteta. No Espaço Solar, uma linha do tempo com dados históricos do Solar do Unhão e a Livraria Caramurê estão à disposição dos visitantes. Também há uma mostra dos trabalhos das Oficinas de Xilo.
Sábado (25), das 9h às 13h, o MAM sediará a “Oficina de Desenho no MAM”, com Olga Gomes, uma atividade que se estenderá até julho. À tarde, das 14h às 17h acontece o Clube de Escrita Livre Criativa e Curativa, por Isa Lorena, no Galpão das Oficinas, com inscrições prévias.
A JAM no MAM também retorna ao Museu neste sábado às 18h, com apresentação da banda Geleia Solar e Sexteto Um de Cada. Já no domingo (26), às 16h30, o Coletivo “Ser Yoga” promoverá uma aula de Yoga, na Praça Leitieres Leite.
Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Comércio. Salvador – BA
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Museu de Arte da Bahia (MAB): O Museu de Arte da Bahia está recebendo a exposição “Cerâmicas da Bahia”, do Museu Udo Knoff em seu espaço. Além disso, o MAB convida você a mergulhar na diversidade e riqueza artística através das exposições “RODIN” e “RETRATOS DE UM TEMPO – Floro Freire”. De terça a domingo, das 10h às 18h, venha desfrutar dessas obras que proporcionam uma jornada única pela arte e história.
No sábado (25), às 14h30, acontecerá a leitura e debate de “Nada digo de ti, que em ti não veja” livro da autora Eliana Alves Cruz. Para finalizar a semana, no domingo (26), às 15h, Raimundo Magalhães apresenta o Concerto de piano em homenagem a Chopin.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória. Salvador – BA
Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h
Museu Udo Knoff: o primeiro museu de azulejaria e cerâmica do Brasil, exibe a exposição intitulada ‘Udo Colecionador’, com um grande acervo de azulejos, pratos, jarros e telhas de origens variadas. Além disso, a exposição “Cerâmicas da Bahia”, que faz parte do acervo do Museu Udo Knoff, estará disponível em itinerância no Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória.
Endereço: Rua Frei Vicente, 3 – Pelourinho. Salvador – BA
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Parque Histórico Castro Alves (PHCA): Visite o Parque Histórico Castro Alves, de terça-feira a domingo, das 09h às 17h, e mergulhe na rica história e cultura que ele tem a oferecer. O museu realiza trilhas ecológicas dentro do PHCA que além de entretenimento, tem como finalidade conscientizar para importância da preservação ecológica na nossa sobrevivência.
Explore nosso vasto acervo e descubra a atmosfera da Casa Sertaneja, além de apreciar a inspiradora exposição “Nossas Curvas não se Curvam”, celebrando o empoderamento da mulher Plus Size contra o preconceito. O projeto “Sopa de Letras” oferece sessões de contação de histórias mediante marcação prévia, destinado a motivar alunos do ensino fundamental do 1º ao 6º ano a prática da leitura.
De 23 a 25 de maio das 9h às 18h, o PHCA recebe a 3ª edição da Feira Internacional do Livro de Cabaceiras do Paraguaçu, com uma programação composta por apresentações artísticas, encontros, bate papo, exibições de filmes e outras atividades.
Endereço: Praça Castro Alves, 106 – Centro, Cabaceiras do Paraguaçu – BA.
Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h