MAB, MAM, MAC_BAHIA, Parque Histórico Castro Alves,
Centro Cultural Solar Ferrão e Udo Knoff recebem feiras e shows
Os Museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), terão entre os dias 16 e 21 de abril uma ampla programação dedicada à arte e à cultura.
Dentre as atividades, estão programadas aula de pagodão com Joy Nigga e Guto Cabral, no Museu de Arte Contemporânea (MAC); ‘Oficina de Voz Desejante’, com Valéria Rocha, no Museu de Arte da Bahia (MAB); Oficinas de desenho, no Museu de Arte Moderna (MAM), além de Oficina de Moda no Centro Cultural Solar Ferrão e exposições abertas no Museu Udo Knoff e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), que está localizado a 170 km de Salvador.
Confira a programação de cada museu:
Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA): Nesta terça-feira (16), às 18h30, acontece o ‘Escuta Visual’, com Andrea May. A experiência será realizada no Espaço Colaborador e vai propor experimentações em software de áudio a partir de imagens do acervo do museu. As vagas serão confirmadas por ordem de chegada e os participantes devem levar fone de ouvido.
Já na quarta-feira (17), será realizada uma sessão de cinema, batizada de CINE INDOOR, onde serão apresentados curtas e longas com a temática “Povos Originários”, a partir das 18h30.
O final de semana do museu começa com muita animação. No sábado (20), às 16h, o MAC_BAHIA promete colocar todo mundo para dançar com o projeto ‘Aula de Pagodão’, com Joy Nigga e Guto Cabral.
O museu preparou uma programação especial para seus visitantes no próximo domingo (21). Logo pela manhã, a partir das 8h, será realizada mais uma edição do programa ‘Amanhecer no MAC’, com aula de meditação ministrada pela Monja Janglam Kelsang do Centro Budista Kadampa. Logo após, às 10h, vai acontecer o movimento vital expressivo “Rio Abierto a Céu Aberto”, com Marilene Vaquer e Ellen Sateles. À tarde, mais precisamente às 16h, tem aula de circo com Gio e visita guiada pela exposição “INICIADAS”, com Lia Cunha. E o dia termina com música boa e diversão às 18h, com a PERFORMANCE SONORA DJ SET “SELO”, com Pedro Marighella.
Endereço: Rua da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA.
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h / Domingos e feriados, das 8h às 20h.
Museu de Arte Moderna (MAM): Nesta quinta (18), das 14h às 17h, acontece a Oficina de Desenho da UFBA. Às 18h, será realizada a abertura da exposição ‘Processos Criativos da Xilogravura’, no Galpão das Oficinas. O evento é aberto ao público e vai mostrar os trabalhos dos alunos que frequentaram as oficinas de xilogravura no ano de 2023.
Outro evento gratuito realizado pelo MAM é a oficina de desenho ministrada por Olga Gomes. Mas é bom ficar atento porque as vagas são limitadas.
Quem visitar o MAM, também poderá conferir a Coleção de Arte Lina Bo Bardi no Espaço Lina, a Linha do Tempo MAM e a Livraria Caramurê no Espaço Solar. Alguns espaços do Museu estão temporariamente fechados, já que estão em processo de readequação e montagem para receber a Itinerância Bienal de São Paulo, no mês de maio.
Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Comércio. Salvador – BA
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
O Museu de Arte da Bahia (MAB): Além das exposições em cartaz ‘’Retratos de um tempo’’ e ‘’Rodin e seus amigos’’, abertas para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, o MAB sedia, nestas quarta (17) e quinta (18), às 17h, a residência de criação em dança ‘Na Dobra do Invisível’, conduzida pela coreógrafa Luciana Lara, como parte das atividades do ‘Vila Ocupa o MAB’.
Na quinta-feira (18), o museu abre suas portas, às 8h, para a ‘Feira Agroecológica do MAB, promovendo a sustentabilidade e apoiando os agricultores locais. Às 15h, na Biblioteca do MAB, acontece o projeto ‘Leituras do Mundo’, com as escritoras Fernanda Carvalho, Márcia Moreira e Katiana Rigaud falando sobre o tema Sororidade Literária.
Finalizando a semana, no dia 20 de abril, das 10h às 13h, o MAB oferece a oficina ‘A Voz Desejante’, com Valéria Rocha, uma oportunidade para descobrir o poder da voz. Inscrições prévias são necessárias e há um custo associado.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória. Salvador – BA
Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h
Centro Cultural Solar Ferrão: O Centro Cultural Solar Ferrão, sedia entre os dias 19 e 20 de abril, das 14h às 17h, o evento ‘Upcycling – FASHION REVOLUTION BRASIL’. Durante esses dias, os participantes poderão participar de diversas atividades, como ajuste de roupas, costura de uma bandeira coletiva e assinatura da carta aberta sobre resíduos têxteis. Durante o ‘Upcycling’, serão realizadas oficinas em horários específicos.
Além do evento, está aberta à visitação a exposição ‘MÁSCARAS’. A mostra destaca artefatos elaborados com complexas técnicas em madeira.
Endereço: R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho. Salvador – BA
Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h
Museu Udo Knoff: o primeiro museu de azulejaria e cerâmica do Brasil, exibe a exposição intitulada ‘Udo Colecionador’, com um grande acervo de azulejos, pratos, jarros e telhas de origens variadas.
Endereço: Rua Frei Vicente, 3 – Pelourinho. Salvador – BA
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Parque Histórico Castro Alves (PHCA): Quem visitar o museu terá a oportunidade de conhecer o acervo local, a Casa Sertaneja e a exposição ‘Nossas Curvas não se Curvam’, que realça o empoderamento e a luta da mulher Plus Size contra o preconceito.
Na Biblioteca do Parque, o ‘Destaque do Mês’ oferece chance para os amantes da leitura descobrirem novos tesouros literários. Além disso, o projeto ‘Sopa de Letras’ oferece sessões de contação de histórias mediante marcação prévia, proporcionando momentos de aprendizado para toda a família.
O Parque Histórico Castro Alves ainda oferece o curso de apicultura básica, ministrado por Raquel da Silva Oliveira, com a oferta de 10 vagas.
Endereço: Praça Castro Alves, 106 – Centro, Cabaceiras do Paraguaçu – BA.
Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h