Professora de Gastronomia da São Judas lista receitas para desfrutar bebidas coloridas, chamativas e não alcóolicas
Os drinks sem álcool têm recebido um grande destaque nos eventos e festas ultimamente. A procura por bebidas com esse perfil tem crescido muito nos últimos anos. Isso porque muitas pessoas buscam uma alimentação mais saudável ou mesmo por leis mais severas de trânsito ou pelo uso de medicamentos incompatíveis com a ingestão conjunta com bebidas alcoólicas ou ainda por preferência gustativa.
Esses drinks levam o nome de mocktails ou virgin cocktails. Segundo a professora de gastronomia da São Judas Unimonte, Jacqueline Baraúna, essas bebidas apresentam texturas e nutrientes que os diferenciam de sucos e chás, além de serem apresentados com a adição de xaropes de frutas. “Nas décadas passadas, esses drinks sem álcool eram, geralmente, espessos, pois suas receitas levavam frutas batidas. Hoje é bem diferente.
São feitos com uma infinidade de ingredientes diferentes e leves como ervas aromáticas, especiarias, águas saborizadas e gaseificadas”, reforça Jacqueline.
Outros ingredientes que se destacam no preparo dessas bebidas são os gelos especiais decorados e saborizados, sucos coados, frutas, água de coco, pimentas, espumas e hortaliças. Tudo disposto em copos e taças apropriadas e de visual chamativo, tornando o drink ainda mais atrativo, mesmo sem o uso do álcool.
A ideia é criar, inovar, misturar e ter como resultado um sabor agradável para quem vai consumir e que traga satisfação e nutrição. A professora Jacqueline ainda dá algumas receitas para aproveitar a folia com drinks refrescantes e lindos.
Drink da refrescância
- Em um copo longo, coloque pedras de gelo redondas até encher e 50 ml de suco de romã ou 1 fruta debulhada.
- Acrescente 10ml de xarope de laranja vermelha, 10ml de suco limão siciliano ou 3 rodelas do mesmo e 10ml de xarope de gengibre ou 3 fatias bem finas do gengibre fresco.
- Complete o copo com água gaseificada. Enfeite com galho de alecrim. Nesse drink, se optar por usar as frutas ao invés do xarope deve ser usado algo para adoçar, como açúcar, mel ou adoçante xilitol.
Laranja louca
- Em uma coqueteleira coloque 50ml de suco de cramberry, 20ml de xarope de cramberry, 15ml de suco limão tahiti, 15ml de suco de laranja bahia ou ilhoa coado.
- Bata vigorosamente para misturar todos os ingredientes e coe em peneira superfina. Disponha em uma taça de Martini previamente gelada (coloque gelo por uns 3 minutos e descarte o gelo).
- Complete com água gaseificada ou água de coco gelada. Sirva com uma casca de laranja dentro.
Lanterna verde
- Em um copo largo coloque 10 folhas de hortelã, 3 folhas de manjericão, 10ml de suco de limão coado, 10ml de xarope de menta, 5ml de água de flor de laranjeira e 3 fatias de kiwi ou de maçã verde.
- Acrescente gelo triturado e complete com água de coco.