Álcool gel, home office e compra online. A pandemia deixou muitas marcas e costumes que se mantêm até os dias atuais.
Em 2020 o mundo passou por uma das maiores crises sanitárias da história, o surto de Covid 19. Três anos após o fatídico dia 11 de março, novos hábitos passaram a ser incorporados no cotidiano das pessoas, que precisaram aprender a trabalhar em suas casas, higienizar sapatos, objetivos e alimentos, lavar as mãos com mais frequência, entre vários outros costumes que se estendem até os dias atuais.
E entre eles, sem sombra de dúvidas, o álcool em gel veio para ficar. Willem Cesar, responsável pelo marketing da Giovanna Baby, comenta que até os dias atuais esse é um dos produtos mais procurados da marca. “Sempre tivemos uma presença muito forte do álcool em gel da Giovanna Baby, mas foi durante a pandemia que registramos um aumento de 200% na venda desse item, que até hoje segue no top de vendas. Além de uma fragrância única e característica, o fator 70 do álcool protege as mãos e pode ser levado para qualquer lugar” – resume.
Boa parte dos trabalhadores também precisou se adaptar e criar um ambiente para trabalhar e estudar de casa. Pegos de surpresa, o computador foi pro colo, o sofá virou cadeira e a coluna e o pescoço sentiram os efeitos desse espaço improvisado. Para Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral, unidade de Guarulhos, um dos principais erros que as pessoas cometem na hora de realizar o home office é não ter o ambiente preparado para tal. “Ficar com o computador no sofá ou na cama, pode até parecer confortável, mas além de ser prejudicial à saúde também reduz a produtividade. Além de causar dores e até lesões no futuro, posturas inadequadas diminuem a concentração. Por isso, é importante que você aja como se estivesse na empresa. Sempre atento a posição do seu corpo ao longo do dia, com a tela do computador na altura dos olhos e as mãos apoiadas” – orienta.
Passado os anos e seguindo para um cenário híbrido, muitas empresas e funcionários descobriram os benefícios da flexibilidade e esse modelo de trabalho permanece até os dias atuais. “O grande problema é que enquanto a flexibilidade de horário possibilita mais oportunidades para atividades pessoais e de lazer, a falta de interação social e o estresse podem minar o bem-estar psicológico. Diante disso, incorporar a atividade física como parte do autocuidado em um ambiente híbrido é crucial para combater o estresse, a ansiedade, promovendo uma melhor qualidade de vida” – explica André Luís, fisioterapeuta e Diretor Clínico da unidade Saúde, do Instituto RV.
E de 2020 para cá, o comércio eletrônico brasileiro experimentou um significativo crescimento, movimentando aproximadamente R$450 bilhões, conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Este montante representa mais do que o dobro da soma dos valores registrados nos anos anteriores à pandemia. Para contextualizar, entre 2016 e 2019, as receitas acumuladas alcançaram R$178,06 bilhões, fato que pode evidenciar um expressivo aumento no período subsequente. Para o especialista em comércio exterior e diretor da AGL Cargo, Jackson Campos, a digitalização emergiu como uma força dominante na vida cotidiana das pessoas no período pós-pandemia. “O crescimento vertiginoso do comércio eletrônico nos últimos anos é um reflexo da rápida adaptação dos consumidores às novas realidades do mercado digital. A conveniência, a segurança e a diversidade de opções oferecidas pelo e-commerce tornaram-se fundamentais para atender às necessidades de um público cada vez mais conectado e exigente – finaliza.
Por fim, após três anos intensos de mudança de rotina, podemos celebrar a conquista de novos hábitos além de uma preocupação maior com cuidados com a saúde física e mental.
Fontes
Willem César, gerente de marketing da Giovanna Baby www܂giovannababy܂com܂br; André Luís, Fisioterapeuta e Diretor Clínico da unidade Saúde, do Instituto RV (www܂institutorv܂com܂br), Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral, unidade de Guarulhos (www܂itcvertebral܂com܂br) e Jackson Campos, especialista em comércio exterior e diretor da AGL Cargo (www܂aglcargo܂com܂br)