Incorporar as sementes na alimentação diária ajuda a cuidar do organismo de forma preventiva, reduzindo o colesterol ruim e protegendo a saúde do coração
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. De acordo com os dados do relatório “Carga global de doenças e fatores de risco cardiovasculares”, publicado em dezembro de 2023 no Journal of the American College of Cardiology, um conjunto de 18 doenças cardiovasculares tirou a vida de aproximadamente 400 mil brasileiros em 2022, quase o equivalente ao total de mortos no pior ano da pandemia do novo coronavírus.
Entre os alimentos que contribuem diretamente para a saúde do coração, as sementes ganham destaque por seus nutrientes essenciais. É o que explica o especialista em suplementação e fundador da rede Palato Especiarias, Pedro Lisboa. “As sementes são uma fonte natural de nutrientes que ajudam a fortalecer o coração e melhorar a qualidade de vida. Incorporá-las na alimentação diária é uma maneira simples de cuidar do organismo de forma preventiva”, afirma.
Pedro sugere 5 tipos de sementes que melhoram a saúde cardiovascular:
Chia
Rica em ácidos graxos ômega-3, a chia ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e diminuir a inflamação no corpo, promovendo a saúde do coração e da circulação sanguínea.
Linhaça
Contém altos níveis de fibras e ômega-3, que contribuem para o controle do colesterol e ajudam a prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares.
Sementes de Abóbora
Fonte de magnésio, importante para a regulação dos batimentos cardíacos e o controle da pressão arterial, prevenindo hipertensão.
Sementes de Girassol
Ricas em vitamina E e antioxidantes, essas sementes ajudam a combater os radicais livres, protegendo as células do coração e mantendo os níveis de colesterol equilibrados.
Gergelim
Contém lignanas e fitosteróis, substâncias que ajudam a reduzir o colesterol e manter a pressão arterial sob controle, além de promover a elasticidade dos vasos sanguíneos.