Criado no programa de residências artísticas internacionais do Vila, o espetáculo, intitulado “Corpos”, é resultado de um intercâmbio França-Brasil, conectando a cia. francesa La Mangrove e artistas da Bahia/Brasil
O espetáculo de dança “Corpos”, coprodução do Teatro Vila Velha com a companhia francesa La Magrove, estreou uma turnê na França em abril, e seguirá em apresentações pelas cidades de Tours, Aubervilliers e Pantin, além dos departamentos ultramarinos franceses da Ilha de Guadalupe e Martinica e pela República Dominicana, no Edanco- Festival Internacional de Danza Contemporánea.
Com coreografia assinada pelo coreógrafo francês Hubert Petit-Phar e pelo baiano Augusto Soledade, a montagem tem no elenco os dançarinos-intérpretes Sebastião Abreu, Alex Lago, Hiago Ruan e Mickaël Top. “Corpos” aborda “a estigmatização do corpo negro, o corpo como ferramenta política, na intersecção entre suas próprias culturas e suas múltiplas identidades, observando singularidade de seus corpos. Questiona o que significa ser um homem negro, com o objetivo de libertar um estado criativo. Aqui no link deste vídeo é possível conferir um teaser do espetáculo: https://tinyurl.com/24bezhbt
Criado em 2014, numa parceria com o festival VIVADANÇA, o programa de residências artísticas internacionais do Vila é um programa de intercâmbio entre artistas baianos e estrangeiros que visa o estímulo à prática em processos de criação em dança contemporânea e a convivência com artistas de diferentes culturas, abrindo oportunidades de trabalho no Brasil e nos países de origem dos coreógrafos convidados. A curadoria é da diretora e coreógrafa Cristina Castro.
“É importante a gente ressaltar que esta é uma ação constante do festival, que fortalece a atividade de internacionalização da Dança, tanto recebendo artistas na Bahia para realização de residências quanto levando artistas baianos para apresentações e formação em outros países. O crescimento é mútuo, a gente aprende e aprende lá fora, num intercâmbio artístico que já realizou residências em parceria com a Polônia, Colômbia, Alemanha, França, Israel, Costa Rica, Panamá, entre outros países”, enumera Cristina Castro.
Para ficar atualizado e bem informado sobre toda a programação de “O Vila Ocupa o MAB” e também sobre o programa “O Vila Ocupa a Cidade” (um calendário amplo e intenso de ações, criações, atividades e espetáculos em outros espaços culturais da cidade), acesse o instagram @teatrovilvelha e acompanhe as novidades nas redes sociais.
O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Programação da turnê internacional do espetáculo “Corpos”:
24/05/24 : apresentação no L’embarcadère, Festival Alors on Danse em Aubervilliers – França
25/05/24 : CORPOS apresentará no Festival 1KM de dança, Centro Nacional de Dança de Pantin – França
28/09/24 – 06/10/24 : partcipa do Festival Edanco- Festival Internacional de Danza Contemporánea
07-28/10/24 : Tournée Guadeloupe / Martinique
FICHA TÉCNICA:
Concepção, coreografia: Hubert Petit-Phar, Augusto Soledade; Bailarinos: Sebastião Abreu, Alex Lago, Hiago Ruan, Mickaël Top; Criação musical: Anthony Rouchier; Design de iluminação: Gérard Laffuste; Figurino: Alex Lago, Denny Neves, Irys Oliveira, Clara Niglio
PRODUÇÃO: Companhia La Mangrove; COPRODUÇÃO: Teatro Vila Velha no Brasil, L’Artchipel – Scène nationale de Guadalupe, Centro Cultural Le Sonis em Guadalupe, Touka Danses CDCN de Guiana, CCN de Tours / Thomas Lebrun (como parte da recepção do estúdio); Parceiros: Instituto Francês, SCAC Recife, Festival Internacional VIVADANÇA, Dispositif Récif – Karukera Ballet, La Factory // Théâtre de l’Oulle – O outro palco permanente em Avignon, Ville de Pantin; Com a colaboração da Moka Production; A empresa La Mangrove é homologada pelo DAC Guadalupe. Recebe o apoio do Conselho Regional de Guadalupe e do Conselho Departamental de Guadalupe. Este projeto é apoiado pelo Fundo de Apoio ao Intercâmbio Artístico e Cultural (FEAC).