De 18 a 23 de dezembro, o Palco da Anunciação, montado no Cruzeiro do São Francisco, recebe uma série de concertos com Corais e Orquestras, na programação do Natal Salvador 2023 – “Salvador Brilha com Você”, da Prefeitura de Salvador . Serão oito corais e seis orquestras a se apresentar de forma gratuita e aberta ao público, e com plateia montada com cadeiras. Confira a programação e saiba mais sobre os corais e orquestras:
18 de dezembro
17h30 – Coral Allegro – regência maestrina Poliana Monteiro
Tema: Uma Harmonia Nascida da Paixão pelo Canto
Formado em 2017 por Poliana Monteiro, graduada em Canto pela UFBa, o Coral Allegro é uma celebração da música de qualidade. Fundado com a visão de unir amantes do canto, o grupo se destaca por criar performances cativantes e acessíveis a todos os públicos. Nos últimos anos vem se apresentando em Encontros de Corais e eventos natalinos.
18h30 – Orquestra Fred Dantas – regência maestro Fred Dantas
Tema: Um Natal Brasileiro
A Orquestra Fred Dantas vem mais uma vez participar do Natal tendo como tema “Um Natal Brasileiro”. Além das canções tradicionais, sendo algumas delas bem brasileiras como Papai Noel, do baiano Assis Valente, e O Sapatinho, do sambista Blecaute, e músicas populares fazem forte referência ao Advento, como Menino Deus (Alvorecer), de Délcio Carvalho e Dona Ivone Lara. Também vamos trazer o Reisado, que no interior do Brasil é ainda mais ativo e também uma raridade do mundo da televisão, que é o comercial da Varig, Estrela Brasileira, composto por Caetano Zamma que foi regravado várias vezes e Menino Deus, sucesso na voz da cantora Clara Nunes.
19 de dezembro
17h – Côro Infanto Juvenil da Hora da Criança
Tema: músicas tradicionais e de Adroaldo Ribeiro Costa
O Côro Infanto Juvenil da Hora da Criança estreia com um concerto de Natal inédito. Composto por 30 crianças na faixa etária de 7 a 14 anos, que cantam e tocam, levando a mensagem do Natal para toda a cidade. Participam desse grupo os alunos de flauta da professora Ingrid Steinhagen e os alunos de violino do Professor Jefferson. O canto fica por conta das professoras Karina Reis e Marineide Costa, a maestrina do conjunto. O repertório consta de composições do professor Adroaldo Ribeiro Costa, Cântico de Papai Noel, Cançoneta do Papai Noel, Ceia de Natal e Canto de Natal, Canção da Fraternida, com uma mensagem de Paz para o mundo, assim como canções tradicionais do Natal, como Adeste Fidelis, Boas Festas, Jingle Bel, Aleluia, sem esquecer Noite Feliz.
17h30 – Coral da Igreja Batista Nazareth – regência maestro Jean Prado
Tema: músicas sacras, eruditas e populares
A história do Coral da Igreja Batista Nazareth (IBN) se confunde com a história da própria igreja, que teve início oficial em 13 de fevereiro de 1975, fundada por um grupo de jovens que, por se oporem ao Regime Militar, acabaram por sair da sua igreja de origem. Acontece que a maioria desses jovens integravam o Coral da Igreja Batista 2 de Julho, e ao formarem seu novo espaço de fé, levaram consigo uma experiência musical de já muitos anos. O repertório do coral é variado: músicas sacras, eruditas, populares, etc. O que dá coesão a todo o trabalho é levar sempre uma mensagem de paz, justiça, esperança, amor. Por isso, importam menos os estilos e mais o conteúdo da mensagem de cada canção que compõem nosso repertório.
18h30 – Orquestra Zeca Freitas – regência maestro Zeca Freitas
Tema: Natal de Jobim a Bethoven
Zeca Freitas e Orquestra convidam para comemorarmos juntos um Natal universal, o Natal da paz, de Jobim a Beethoven. A paz que o mundo tanto necessita. Com um repertório significativo, leve, e marcante, e com algumas de suas próprias composições, dentre elas, Alma Brasileira, Costa do Marfim, Maculelê, Liberdade, Pra lá e pra cá…
20 de dezembro
17h30 – Coral do Mosteiro de São Bento – regência maestro Vinícius Ferraz
Tema: Música de todos os tempos para o Natal
O Coral do Mosteiro de São Bento, com 57 anos de existência, é o coral mais antigo de Salvador e possivelmente do Brasil, em atividades ininterruptas de ensaios e apresentações. Atualmente participam do coral entre 30 a 35 pessoas, das mais diversas profissões, que no canto coral encontram o amor a música, estimulo de vida em equipe, entre outros importantes benefícios para a saúde. O Coral cumpre calendário da Igreja do Mosteiro de São Bento, cantando em datas pré-estabelecidas, pelo próprio Mosteiro, na pessoa do diretor do Coral, Dom Marcos. Também faz apresentações em eventos vários, com repertório clássico, popular e jazzístico.
18h30 – Orquestra da Guarda Civil Municipal – regência: maestro Hamilton Fernando
Tema: A Magia do Natal e as Músicas do Rei Roberto Carlos
Os sons da Banda de Música da Guarda Civil Municipal vão encantar o Centro Histórico de Salvador levando à população um repertório especial com clássicos natalinos, canções internacionais e da MPB. A apresentação será uma homenagem ao Rei Roberto Carlos. No repertório, músicas como Emocões, É preciso saber viver, Esse cara sou eu, Amor Perfeiro e Como é grande o meu amor por você. Criada no mesmo ano da Guarda Civil Municipal de Salvador, em 10 de novembro de 2008, a banda de música do órgão tem por objetivo incentivar a musicalidade em parceria com a sociedade. O conjunto é formado por 20 integrantes, divididos em instrumentos de sopro, como sax, trompete, trombones e flauta, junto com percussão, baixo, teclado e bateria.
21 de dezembro
17h30 – Coral Ars Cantandi – regência maestro Carlos Veiga Filho
Tema: Músicas de Natal populares
O coral reúne aproximadamente 40 participantes que apesar de serem bastante heterogêneos em suas atividades profissionais e projetos pessoais têm em comum o desejo de levar alegria e emoção a diversos públicos através dessa arte. Alguns de seus componentes atuais estão no grupo desde sua criação.
18h30 – Orquestra Sergio Benutti – regência maestro Sérgio Benutti
Tema: Natal do Cinema ao Jazz
O concerto da Orquestra Sergio Benutti é composto de músicas que foram temas de filmes de cinema, muito apreciadas pelo público, com arranjos de grandes orquestras desde a década dos anos 40 até os dias atuais. Serão parte do repertório também temas de jazz com improvisações feitas pelos músicos e com um convidado especial, o músico Wellington Mendes no trompete para os solos jazzísticos. Será um repertório com belas melodias dançantes, temas de jazz de compositores famosos e belos solos para apreciação do público.
22 de dezembro
17h30 – Coral Ecumênico da Bahia – regência maestro Angelo Rafael
Tema: Músicas de Fé
Para este concerto de Natal, o Coral Ecumênico da Bahia (CEB) apresentará peças de diferentes gêneros musicais com músicas que reforçarão a fé, o amor e a esperança. Obras tradicionais como o Adeste Fideles (anônimo), Hallelujha (Haendel), Hail Holy Queen (Hino tradicional Católico), Primavera (Cassiano e S. Rochael) e as mais famosas músicas de Natal.
18h30 – Orquestra de Câmara de Salvador – regência maestro Angelo Rafael
Tema: Melodias Inesquecíveis
Neste concerto, além de alguns “hits” natalinos, a OCSal (Orquestra de Câmara de Salvador) traz um repertório com melodias inesquecíveis que abrange desde o período barroco, tal qual a Primavera (Antonio Vivaldi), passando pela Aria Nessun Dorma (Giacomo Puccini) que, dentre outros solos, será interpretada pelo tenor Carlos Eduardo Santos, indo até o momento atual com o Alleluia (Leonard Cohen), com a participação do Coral Ecumênico da Bahia.
23 de dezembro
17h – Coral para Adonai – regência Simei Queiroz
Tema: Canções de louvor
O Coral para Adonai da Igreja Adventista do Sétimo Dia, situada no bairro de Cajazeiras VIII, possui pouco mais de um ano de existência. O coral tem por base uma passagem da Bíblia Sagrada, que se encontra no livro de Romanos capítulo 11 e versículo 36. “Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas”. São 28 coristas, sob a direção do Francisco Cardeal e regidos pelo professor de música Simei Queiroz.
17h30 – Mario Show e Coral Vozes do Mané Dendê – regência Vania Alves
Tema: Papai Noel também é suburbano!
O espetáculo une a voz marcante de Mario Show, o “Pavarotti do Subúrbio de Salvador”, e o Coral Vozes do Mané Dendê, que foi criado a partir da chegada do Novo Mané Dendê, uma iniciativa socioambiental que foi implementada no coração do subúrbio da capital em 2019. Mario Show, uma verdadeira joia do subúrbio, será acompanhado pelas poderosas vozes do coral formado por jovens e adultos, todos parte integrante do Novo Mané Dendê. Este coral traz consigo não apenas música, mas uma história de união, crescimento e talento emergente.
18h30 – Orquestra Paulo Primo – regência maestro Paulo Primo
Tema: Natal com Beatles
O ano de 2023 marca um capítulo especial da Orquestra Paulo Primo, apresentando o inédito espetáculo “Natal com Beatles” em Salvador. Esta performance única reúne uma seleção de 17 músicas capturando a essência atemporal das composições dos Beatles. Ao mergulhar nas mais de 200 músicas do catalogo dos Beatles, o maestro escolheu uidadosamente aquelas que marcaram sua vida, mas também a de várias gerações. Especial destaque foi dado aos anos 1960, a década dourada em que os Beatles atingiram o ápice de sua carreira, deixando um legado que transcedeu gerações. A icônica “Norwegian Wood”, de John Lennon e Paul McCartney, foi escolhida como música de abertura do espetáculo, uma peça musical que nos transporta para a eternidade, envolvendo a plateia em uma jornada sonora única.
Assessoria de Imprensa da Sole Produções – Doris Pinheiro – 71 98896-5016