Por Morgana Montalvão
Que tal começar uma atividade nova e colocar o corpo em movimento em 2024? A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) lança 47 modalidades nos Cursos de Verão 2024 – Férias, na Escola de Dança da instituição, com 1590 vagas.
As aulas são realizadas na sede da instituição, localizada na Rua da Oração, nº 1, Pelourinho, duas vezes por semana, às segundas e quartas ou terças e quintas, no período da tarde e, começaram no dia 8 de janeiro indo até 1º de fevereiro de 2024. O custo é de R$ 150,00 para matrícula em cada curso ou R$ 40,00 para uma aula avulsa.
Dentre as opções oferecidas estão: Afrobeats, Ballet clássico iniciante, K-pop summer class (estilo de dança sul coreano), Canto e Dança dos Orixás, Gestos performáticos, Danças acrobáticas, Danças de blocos afro, Dança moderna, Stiletto dance, Capoeira, Performance músico-teatral, Pole dance, Corpo brincador com ênfase em cultura maranhense, Expressão corporal, Danças afro urbanas, Tribal fusion, Do funk carioca ao afro, Chair dance, Sambas, Dança de reis e rainhas dos blocos afro, Jazz contemporâneo, Twerk, Dança- teatro Invencionando o movimento ( forma de dança que combina elementos de dança e teatro), Danças urbanas, Dança afro-brasileira iniciante, Omode Agbara: dança de princesas e príncipes dos blocos afro, Mulheres urbanas, Afro-contemporâneo, Tap como dança afro: sapateado e orixás, Breaking, Swing afro baiano, Vida mais flex, Dancehall ( dança popular jamaicana) e Dança afro iniciante.
Valorização do profissional
Essa é a primeira edição dos Cursos de Verão após a pandemia. Para Mayana Magalhães, 34 anos, coordenadora dos cursos livres e de verão da Funceb, que acontecem desde de 1985, além de trazer benefícios para o corpo e mente, os cursos possibilitam a valorização e apreciação do profissional de dança. “Esses cursos trazem reconhecimento para esses profissionais, pois a escola de dança da Funceb é reconhecida internacionalmente pela sua valorização à dança. Tem gente do Brasil e de outros países que vêm fazer esses cursos. É também uma oportunidade que as pessoas têm para refinar as suas técnicas na dança ou ter uma experiência marcante”, diz.
Os cursos de verão são divididos em duas categorias: os cursos intensivos, que acontecem às terças e quintas-feiras pela manhã. São quatorze modalidades disponíveis entre Dança Terapêutica, Collab Jazz Funk, Afro Contemporâneo, Dança Afro-brasileira, Dança Moderna, Pagode Urbano, Ballet Clássico, Ritmos baianos e afro-brasileiro, Afrodan, Waacking, Street Jazz, O Grande xirê e Capoeira Dance; e, os cursos de verão, sempre no turno da tarde.
Na visão de Rainha Vânia Oliveira, 49 anos, mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Difusão do Conhecimento da universidade, rainha do bloco afro Malê Debalê eleita em 2000 e 2006 e princesa do bloco afro Ilê Aiyê eleita em 2001 e 2014, a oportunidade de difundir e compartilhar os ensinamentos das Danças dos Blocos Afros na Funceb significa “transcender o corpo e a alma”. “Não é uma coisa de fora para dentro. É percepção, cada corpo que dança aqui eu danço junto, há uma troca de energia, eu transcendo meu ser. A dança afro é a certeza da minha importância como mulher negra, é um caminho a ser trilhado, é um caminho de ida e volta para si mesmo, um aprendizado”, complementa a especialista.
Cibele de Paula, 35 anos, é de São Paulo, pesquisadora de dança e participa pela terceira vez do curso. Para ela, as aulas são uma oportunidade de aprendizado. “É tão bom que estou pela terceira vez participando desta atividade. Uma ação como essa mostra a importância de se valorizar a cultura negra, essas aulas significam a nutrição da ancestralidade preta. Há a oportunidade de as pessoas adquirirem conhecimento sobre outros ritmos de dança também”, diz.
Quem pode participar?
Estão aptos para participar das atividades pessoas com ou sem experiência prévia nos estilos disponibilizados, a partir de 15 anos (acompanhadas por responsável). Para o curso Omode Agbara: Dança de princesas e príncipes dos blocos afro a idade vai de 06 a 12 anos, sendo necessário também o acompanhamento de uma pessoa responsável. Para saber mais informações sobre os Cursos Verão da Funceb acesse: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/ ou viste a página do Instagram da fundação @funceboficial.