Por Doris Pinheiro
Estava eu no Boteco do Viajante, numa agradável reunião de trabalho com Takuyra e Tayná Costa, quando Tayná anunciou rindo uma notícia que nos pegou de surpresa: o cuscuz paulista foi eleito pelo site Taste Atlas (https://www.tasteatlas.com/) o pior prato do Brasil. Todas nós concordamos que não era um julgamento justo. Cuscuz paulista é muito gostoso. Mas não parou por aí. Em nono lugar veio o nosso amado caruru. Virou ofensa pessoal e uma pergunta pulou na minha cabeça: “do ponto de vista de quem cara pálida?”
Enfim, o site Taste Atlas é uma das principais enciclopédias internacionais de gastronomia, mas não é um ranking feito por especialistas em gastronomia. São os usuários do site que dão notas de 0,5 a 5 para este tipo de “eleição” e isso acontece com pratos típicos de países ao redor do mundo.
Para compor os rankings do portal, a plataforma reúne a média das notas recebidas por cada prato para aferir sua classificação geral. No ranking divulgado foram registradas 8.851 avaliações, das quais 6.310 foram reconhecidas como legítimas.
E vamos lá ver quais pratos brasileiros receberam as piores notas!
1. Cuscuz Paulista – Oh gente, os paulistas sempre tão soberbos, devem estar se sentindo injustiçados e eu concordo. O cuscuz paulista, patrimônio do estado de São Paulo, levou uma nota 3. O prato tem até história para contar. Dizem que nasceu com os tropeiros paulistas dos séculos 17 e 18. Sinceramente, acho injusto.
2. Arroz com Pequi – Levou a nota 3,1. Não comi muitas coisas com pequi em minha vida e nunca comi um arroz. Tudo que leva pequi e eu comi tem uma pitadinha ardente, uma pitadinha azedinha. Não amei, também não achei ruim.
3. Tareco – Nunca comi tareco, que levou nota 3,2 e é um biscoitinho pernambucano feito com farinha de trigo ou maisena, ovos, baunilha e açúcar.
4. Quibebe – Também nunca comi quibebe, que é um purê rústico de abóbora e cebolas com pimenta-do-reino e alho, entre outros condimentos.
5. Maria Mole – A Maria-mole levou nota 3,5. Sempre achei sem graça mesmo…
6. Salada de maionese – Se for bem feita não acho ruim não, mas preparada assim de qualquer jeito pode ficar realmente nada especial. Depende muito dos ingredientes e se a maionese é das boas, ou feita em casa. Levou 3,6
7. Sequilho – Sequilho levar bomba é muito nonsense, primeiro porque existem muitos tipos de sequilho e na minha experiência a maioria deles é bem gostosa. Nota 3,6.
8. Caldo de Mocotó – OK, é gostoso para a gente que está acostumado, mas pode ser difícil de encarar para o resto. Mas é gostoso e dá “sustança”. Nota 3,6.
9. Caruru – Aí pisou no nosso calo… Levou 3,6 também. Vou botar na conta de que é diferentão para quem chega de fora e seguir em frente.
10. Pé-de-Moleque – Poxa, acho pé de moleque uma delícia. Levou nota 3,7. Não entendi nada.
No final das contas, apesar de tudo, a menor nota foi 3 de 5. Não é tão ruim assim. Tudo bem o orgulho nacional sai um pouco arranhado, mas a gente aguenta porque tem tanta comida gostosa nosso imenso Brasil, que quem chega tem mesmo é que comer ajoelhado.
Agora confira quais as comidas foram as consideradas as melhores do Brasil
- Picanha (nota 4,8 de 5)
- Churrasco (nota 4,7 de 5)
- Pão de queijo (nota 4,7 de 5)
- Escondidinho (nota 4,7 de 5)
- Fraldinha (nota 4,7 de 5)
- Vatapá (nota 4,7 de 5)
- Bom-bocado (nota 4,7 de 5)
- Alcatra (nota 4,7 de 5)
- Moqueca (nota 4,6 de 5)
- Pavê (nota 4,6 de 5)