Tecnologia aplicada à educação une personalização, empatia digital e aprendizado ativo para formar alunos do futuro
A inteligência artificial está transformando a maneira como aprendemos, ensinamos e nos relacionamos com o conhecimento. Cada vez mais presente em salas de aula e plataformas digitais, os chamados “robôs que ensinam” representam uma nova fronteira da educação, capaz de unir tecnologia, emoção e aprendizado personalizado. De acordo com um relatório da HolonIQ, o investimento global em edtechs baseadas em IA ultrapassou US$20 bilhões em 2024, e a tendência é que o setor cresça mais de 25% ao ano até 2027. O avanço é impulsionado por tecnologias que analisam o comportamento do estudante em tempo real, ajustam o nível de dificuldade e até reconhecem padrões de atenção e engajamento.
Entre as inovações que já chegaram ao mercado estão plataformas como Bluee e Bambino, que utilizam inteligência artificial para criar experiências educativas sob medida – da produção automatizada de conteúdo interativo à adaptação emocional de atividades voltadas à infância. Também ganham espaço robôs humanoides com fins pedagógicos, projetados para interagir com alunos e estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a empatia.
Para o multiempresário e especialista em tecnologia Rafael Wisch, a chegada da IA à educação não é uma ameaça ao papel do professor, mas uma expansão de seu alcance. “Os robôs e plataformas de IA não substituem o professor nem a escola. Eles libertam o educador das tarefas repetitivas para que ele se concentre no que mais importa: ensinar com propósito. A tecnologia é o novo caderno e uma extensão do aprendizado humano”, afirma.
O uso dessas ferramentas também impacta a formação socioemocional das novas gerações. Ao reconhecer emoções e adaptar respostas, robôs educacionais conseguem criar vínculos com os alunos e estimular o aprendizado ativo. “Estamos entrando na era da empatia digital. A IA já não serve apenas para transmitir conhecimento, mas para compreender como cada aluno aprende, sente e reage. Isso transforma completamente a relação entre tecnologia e educação”, completa o especialista.
Com a popularização dessas soluções, o ensino do futuro caminha para ser mais inclusivo, personalizado e híbrido, unindo o melhor do humano e do digital. “As próximas gerações crescerão em um ambiente onde aprender com um robô será tão natural quanto abrir um livro. O desafio é garantir que essa tecnologia esteja a serviço do desenvolvimento humano – e não o contrário”, finaliza.
Sobre Rafael Wisch
Rafael Wisch é um empresário brasileiro que saiu da venda de sorvete para liderar um ecossistema de empresas inovadoras. Fundador da Greenn e de projetos de inteligência artificial, Wisch tem como assinatura a criação de negócios com impacto real, unindo tecnologia, propósito e visão estratégica, representando uma nova geração de líderes que equilibram crescimento com ética, inovação e transformação social.















