Luz, câmera… ação? A arte do audiovisual é permeada de linguagens e discursos complexos que, para compreendê-los, é necessário realizar ações de aprofundamento. Foi pensando em quem atua na frente ou atrás das câmeras, ou na análise das produções, que a Escola Brasileira de Crítica e Audiovisual (EBCA) traz três novos cursos para interessados em aprimorar seus conhecimentos cinematográficos e televisivos.
Criada pela jornalista e pesquisadora baiana Enoe Lopes Pontes, a EBCA tem o intuito de fomentar o conhecimento sobre cinema e TV em toda região Nordeste, principalmente na Bahia. “Temos cursos remotos para o país inteiro, mas meu sonho é ampliar o ofício da crítica em nosso Estado e fazer o Nordeste brilhar mundo afora”.
Com preços variados, incluindo vagas sociais e grandes descontos para estudantes e pesquisadores, a EBCA oferta em agosto duas oficinas: “Construção de personagens para o audiovisual” e “Curadorias e júris de festivais”, sendo ambas ministradas por Enoe. No entanto, a segunda também conta a participação do crítico e curador Edu Fernandes.
Para Edu, existe uma grande quantidade de interessados em aprender sobre festivais de cinema brasileiros, principalmente sobre como se dão os processos curatoriais e de jurados. Contudo, o comunicólogo enxerga uma ausência de iniciativas de formação destas pessoas, o que acaba gerando uma precariedade dentro do mercado. Além disso, para ele, é necessário que exista mais diversidade neste campo, com presenças que vão além das figuras das mesmas classes e regiões.
Já a terceira atividade é a masterclass “Fandoms, ships e Queerbaiting”, que tem foco em explicar nomenclaturas e conceitos do universo de fãs. “Esse aulão é a chance não apenas de pesquisadores ampliarem seus escopos empíricos e metodológicos da área, mas de pessoas do mercado mesmo, de TVs e estúdios começarem a falar com propriedade sobre o tema e se apropriarem da linguagem de seu público contemporâneo”.
A “Construção de personagens para o audiovisual” acontece de 06 a 27 de agosto, todas terças-feiras, das 19h às 21h. Mais detalhes e ingressos podem ser conferidos aqui: https://www.sympla.com.br/construcao-de-personagens-para-o-audiovisual__2540615 Já a “Curadoria e júris de festivais” ocorre entre 15 e 29 de agosto, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h e as informações estão neste link: https://www.sympla.com.br/oficina-curadoria-e-juris-de-festivais__2559680 .
Por fim, a masterclass “Fandoms, ships e Queerbaiting” está prevista para o dia 08 de agosto, também das 19h às 21h. Os valores e dados da aula estão colocadas nesta página: https://www.sympla.com.br/fandoms-ships-e-queerbaiting__2543352 . Todos os projetos são uma realização da Escola Brasileira de Crítica e Audiovisual e são transmitidas por link do Google Meets, enviados por e-mail aos participantes.