Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana italiana e o pastel de choclo chileno
O ranking Tasteatlas elegeu o escondidinho brasileiro como o melhor prato assado do mundo, na categoria casseroles, ficando à frente da parmegiana italiana e pastel de choclo chileno. Além disso, a receita ficou na 54ª posição no levantamento geral do guia, que reúne informações sobre os restaurantes e pratos de cada localidade.
Com diferentes versões e pela sua praticidade, o item se tornou um dos queridinhos na mesa da família brasileira. Carro-chefe na Água Doce Sabores do Brasil, a receita conta com versões que levam carne de sol, frango, bacalhau, camarão, palmito e alho-poró. Nos últimos cinco anos, a empresa comercializou mais de 7 milhões de Escondidinhos.
O sucesso é tamanho, que a marca criou uma ação social chamada Escondidinho do Bem, realizada anualmente no mês de outubro, para arrecadar fundos destinados às entidades sociais da região onde cada restaurante atua. De acordo com Julio Bertolucci, diretor de franquias da rede, o prato sempre foi o mais pedido no cardápio, sendo campeão de vendas desde o lançamento, em 1996.
“Para comemorar os 30 anos da marca, criamos um cardápio em que incluímos mais opções do Escondidinho, trazendo versões vegetarianas, o que nos permitiu ampliar ainda mais a venda do produto. Sendo o item mais pedido nos restaurantes, tanto de forma presencial, como via delivery, já vendemos mais de 20 milhões desse prato desde sua entrada oficial no menu da rede. Pelo sucesso da refeição, criamos a família Escondidinho, possibilitando que os consumidores escolham os recheios listados e tamanho de porções, que pode ser para individual ou até para três pessoas.
Além disso, em nossa receita, que une tradição brasileira com um toque especial da Água Doce, o Escondidinho é preparado com um delicioso purê de mandioca e requeijão, acompanhado de arroz branco”, comenta Julio.