A peça coloca em pauta questões relacionadas à homossexualidade e ao preconceito
O premiado espetáculo teatral “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, que aborda a homofobia na sociedade moderna, será apresentado na Bahia pela primeira vez – em Camaçari, no dia 13 de maio, às 19h, no Teatro Alberto Martins, e em Salvador, nos dias 15 e 16 de maio, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. As três apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser adquiridos tanto presencialmente, nas bilheterias dos teatros (1h antes do início de cada sessão), quanto na modalidade online, por meio do link https://linktr.ee/3maneirasteatro (mediante validação nas bilheterias até 15 minutos antes do início de cada sessão). O tema da peça vai além da representação da homofobia e constitui um manifesto artístico a favor de toda diversidade e contra todo tipo de intolerância. Assim, ele é dividido em três solos curtos, uma vez que é abordado por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado.
Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano Dadado de Freitas, o espetáculo está nos palcos desde 2019 e foi assistido por mais de 15 mil espectadores. Recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações. Sua circulação pela Bahia faz parte de um projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Os três solos de “3 Maneiras de Tocar no Assunto” colocam em pauta questões relacionadas à homossexualidade e ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTI+ em geral, na medida em que propõem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode transformá-la num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população? “Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Vivemos um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBTI+ no Brasil está alijada de quase setenta direitos previstos na Constituição”, ressalta Leonardo Netto.
No primeiro solo, “O homem de uniforme escolar”, o público assiste a uma aula de bullying homofóbico: o que é, como praticar e quais as suas consequências físicas e emocionais? São histórias reais de crianças e jovens que sofreram com o preconceito e a intolerância na escola. Na sequência, “O homem com a pedra na mão” parte do depoimento ficcional de um dos participantes da Revolta de Stonewall, ocorrida em junho de 1969 em Nova York, um marco fundamental da luta pelos direitos da comunidade LGBTI+. Uma descrição minuciosa da noite em que os frequentadores (gays, lésbicas, travestis, drag queens) do bar Stonewall Inn reagiram, pela primeira vez, a mais uma batida policial no local. O último solo, “O homem no Congresso Nacional”, foi construído a partir de falas e pronunciamentos do ex-deputado federal Jean Wyllys, proferidos entre janeiro de 2011 e dezembro de 2018. Para criar o texto, Leonardo acompanhou e transcreveu discursos, falas, entrevistas e declarações do parlamentar e, cuidadosamente, criou o depoimento de um deputado gay e ativista na tribuna da Câmara.
Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
SERVIÇO
CAMAÇARI/BA
Data: 13 de maio – segunda-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Alberto Martins (Rua Eixo Urbano Central, s/n – Centro, Camaçari, BA)
Ingressos: gratuitos. Capacidade: 179 lugares.
Bilheteria:
● 2º Lote: retirada presencial no teatro 1h antes da apresentação (50% da capacidade do teatro). Ainda, os ingressos retirados online que não forem validados na bilheteria até 15min antes da sessão, serão liberados ao público presente.
● 1º Lote: retirada online – últimos ingressos do lote antecipado em https://linktr.ee/3maneirasteatro
SALVADOR/BA
Data: 15 e 16 de maio – quarta e quinta-feira
Horário: 20h
Local: Sala do Coro do TCA (Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande, Salvador, BA)
Ingressos: gratuitos. Capacidade: 176 lugares.
Bilheteria:
● 2º Lote: retirada presencial no teatro 1h antes da apresentação (50% da capacidade do teatro). Ainda, os ingressos retirados online que não forem validados na bilheteria até 15min antes da sessão, serão liberados ao público presente.
● 1º Lote: retirada antecipada online em https://linktr.ee/3maneirasteatro
Classificação: 14 anos
Duração: 80 minutos
Gênero: Drama
LEONARDO NETTO
Ator, diretor e dramaturgo. Estreou profissionalmente em 1989, dirigido por Amir Haddad. Integrou o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, companhia dirigida por Aderbal Freire-Filho. Trabalhou com diretores como Gilberto Gawronski, Ana Kfouri, Jefferson Miranda, João Falcão, Luiz Arthur Nunes, Enrique Diaz, Celso Nunes e Christiane Jatahy. Como ator, destaca as peças mais recentes “Conselho de Classe” (dir. Bel Garcia e Susana Ribeiro), “A Santa Joana dos Matadouros” (dir. Marina Vianna e Diogo Liberano), “Entonces Bailemos” (dir. Martín Flores Cárdenas), “3 Maneiras de Tocar no Assunto” (dir. Fabiano Dadado de Freitas); em TV as séries “Magnífica 70”, “Me chama de Bruna” e a minissérie “Assédio” (Rede Globo); em cinema “Em Nome da Lei” de Sérgio Rezende e “Três Verões” de Sandra Kogut. Escreveu e dirigiu as peças “Para os que estão em casa” e “A ordem natural das coisas”. Diretor de “Um dia a menos” (monólogo com a atriz Ana Beatriz Nogueira) e “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, com Sílvia Buarque e Guida Vianna. Recebeu os prêmios Cesgranrio de Melhor Ator e Texto e o APTR de Melhor Autor por “3 Maneiras de Tocar no Assunto” e o Cesgranrio de Melhor Texto por “A ordem natural das coisas”.
FABIANO DADADO DE FREITAS
Diretor, dramaturgo e ator. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, tem sua trajetória artística voltada à pesquisa dos corpos dissidentes e dos regimes de invisibilização. Diretor de “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, indicado aos Prêmios Cesgranrio e APTR de Melhor Direção. Dirige no Teatro de Extremos: “O Homossexual ou a dificuldade de se expressar” – com 13 indicações aos Prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e Questão de Crítica – e “Balé Ralé”. Em 2021 dirigiu “A Doença do Outro” (solo escrito e interpretado por Ronaldo Serruya). Roteirizou e dirigiu as séries de radiodrama “A Mulher do Início do Mundo” e “O Viaduto”, e a série de teleteatro “Tônia, um corpo político”, para o Itaú Cultural. É colaborador do projeto artístico e transdisciplinar “Museu do Meninos” desde 2019; dirigiu “Sem Título para uma Radiocoreografia” em parceria com o Festival Panorama e a performance “Arqueologias do Futuro”. Preparou o elenco da série “Dias Perfeitos” (Globoplay). Dirigiu o videoclipe da canção “Meu coração é brega”, de Fafá de Belém. Acredita na transgressão pela palavra, no corpo como dissidência e exercita a bichice e o desbunde como formas militantes de vida e de existência.
FICHA TÉCNICA
Texto e atuação: Leonardo Netto
Direção: Fabiano Dadado de Freitas
Direção de movimento: Marcia Rubin
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Luiza Fardin
Cenário: Elsa Romero
Visagismo: Marcio Mello
Trilha sonora: Rodrigo Marçal e Leonardo Netto
Adaptação de luz: Leandro Barreto
Direção de produção: Luísa Barros
Gerência administrativa: Amanda Cezarina
Produção executiva: Thaís Pinheiro
Fotos: Dalton Valerio e Rayane Mainara
Identidade visual: Lê Mascarenhas
Design: Geraldo Oliveira
Comunicação social: Lucas Sampaio
Mídias sociais: Ronny Werneck
Assessoria de imprensa: Via Press
Realização: Fulminante Produções Culturais e Ministério da Cultura do Brasil