Abordando o assunto de forma lúdica e poética através da história de três gatas, a peça será apresentada do dia 11/03 a 14/03 com entrada franca
Reimaginar a discussão sobre dignidade menstrual de maneira envolvente e acessível é o desafio central por trás do espetáculo “GATUNAS”. Com apresentações gratuitas no Teatro Sesi Rio Vermelho nos dias 11/03 (15h), 12/03 (19h) e no Teatro Sesi Casa Branca 13 e 14 de março às 15h, a produção propõe uma reflexão contundente sobre os desafios relacionados à saúde de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Contando a história de três gatas que se encontram para disputar um rato em uma noite de lua cheia, o espetáculo GATUNAS adota uma abordagem direta e despretensiosa ao retratar narrativas relacionadas à menstruação em contextos de escassez. O espetáculo é realizado pelo Coletivo Mulheres, Políticas Públicas e Sociedade (MUPPS) em parceria com o Fundo Canadá, SANKOFALAB PRODUÇÕES e Cia Acerola.
Com texto original de Clara Romariz (CINZAS, 2021), “GATUNAS” tem direção assinada por Alice Ciappa e Roama. No elenco, Amanda Cervilho (Dois Pensamentos, Uma Voz, 2023) , Nalessa Paraizo (A Ópera dos Três Vinténs: Fragmentos e Releituras, 2023) e Terena França (Penumbra, 2022) estão sob a preparação vocal cuidadosa de Cele Brandão e a preparação corporal de Dani Botero.
Sinopse:
Durante uma noite de lua cheia, três gatas se reúnem para disputar um rato, mas o que começa como uma brincadeira revela-se uma oportunidade para compartilhar histórias sobre a dignidade menstrual. As personagens – Condessa, Dolores e Estrela – representam mulheres de diferentes contextos, cada uma enfrentando suas próprias batalhas relacionadas à pobreza menstrual.
SERVIÇO
O quê: Espetáculo GATUNAS
Quando e onde: Teatro Sesi Rio Vermelho (11/03, às 15h; 12/03, às 19h.)
Teatro Sesi Casa Branca (13/03 e 14/03 às 15h)
Ingresso gratuitos; sujeito a lotação
FICHA TÉCNICA
Direção: Alice Ciappa e Roama
Texto original: Clara Romariz
Elenco: Amanda Cervilho, Nalessa Paraizo e Terena França
Preparação Vocal: Cele Brandão
Preparação corporal: Dani Botero
Cenografia: Elis Brito e Letícia Conde
Iluminação: Milena Pitombo
Operação de luz: Tainá de Souza
Figurino: Alice Ciappa
Maquiagem: Gabriela Gusmão
Costureira: Érica Alves
Co-produção: Cia Acerola de Teatro e Sankofa Lab Produções
Direção de produção: Monalisa
Barbosa e Clara Mariani
Arte Gráfica: Fliras
Assessoria de impressa: Sara Lima
Filmagem e fotografia: Ananda Mariposa
Realização: Coletivo MUPPS e Fundo Canadá