Por Doris Pinheiro
Você tem curiosidade de saber mais sobre a acupuntura? Entrevistei o psicólogo e acupunturista Anderson Souza que em sua entrevista responde a tudo que a gente tem direito. Confira!
Doris Pinheiro – O que é acupuntura?
Anderson Souza – É uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que tem origem há mais de 5.000 anos e é utilizada como forma de tratamento complementar e terapêutico. A sua função é fazer com que o próprio corpo produza seus elementos para a restauração do equilíbrio orgânico e metabólico. Assim, é o organismo que produz seu próprio “remédio”.
DP – Para o que serve a acupuntura e quais os benefícios?
AS – Ela serve para restabelecer o equilíbrio do corpo, tratando dores físicas, emocionais e prevenindo doenças, como por exemplo, dor nas costas, fibromialgia, artrite, enxaqueca, ansiedade, estresse, etc. Com isso, ela traz um alívio das dores, relaxamento, melhora do funcionamento do intestino, do sono, da circulação sanguínea, reduz a irritabilidade, tem efeito analgésico, anti-inflamatório, aumenta a imunidade e traz um bem estar físico e mental.
DP – Como funciona a acupuntura?
AS – A acupuntura é uma prática que usa a aplicação de agulhas em várias regiões do corpo, chamadas meridianos. Essas agulhas são esterilizadas, descartáveis e de espessura menor que agulhas de injeção, o que torna o procedimento pouco doloroso ou indolor.
Nesses pontos específicos são encontradas terminações de fibras musculares, nervos e tendões. Ao agulhar um desses pontos a “mensagem” gerada segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro), que deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, como as endorfinas e serotonina e diversos outros, desencadeando uma série de efeitos importantes analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes dos músculos, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino, imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.
O interessante é que no primeiro momento acontece uma liberação das substâncias no local que foi estimulado, porém o efeito da acupuntura não é apenas momentâneo, ele pode durar de dois a três dias, e em alguns pacientes chega a cinco dias.
DP – Que tipo de mentalidade medicinal, científica a acupuntura propõe?
AS – Creio que o pensar sobre esse processo científico se torna importante quando a MTC se expande para o Ocidente, o que dá início às pesquisas de como é que funciona no corpo do indivíduo, tendo bases fisiológicas e como se obtêm resultados.
A Acupuntura tem como objetivo o equilíbrio energético e a melhora de alterações físicas, porém que não sejam estruturais. Por exemplo: não trata o câncer, mas pode melhorar a dor, a depressão, falta de apetite, náusea, vômito e outros desconfortos causados pela quimioterapia, pela radioterapia e pelo próprio câncer. Por outro lado, há lesões musculares e dores de cabeça que podem ser tratadas pela acupuntura com resultados bastante satisfatórios.
DP – Quais os tipos de técnicas utilizadas na MTC?
AS – A mais conhecida é a Acupuntura Sistêmica que consiste em aplicar finas agulhas em alguns pontos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.
Fora esta, temos a Auriculoterapia (aplicação de sementes, agulhas, cristais, imãs, além do laserterapia e eletroterapia na orelha.); Ventosaterapia (uso de ventosas de vidro, de plástico, silicone, bambu, entre outros materiais, para produzir uma pressão negativa na pele.); Fitoterapia (uso de plantas medicinais para fins terapêuticos.); Crâniopuntura (colocação de agulhas em pontos no couro cabeludo.); Eletroacupuntura: (uso de corrente elétrica alternada ligada as agulhas no intuito de aumentar a estimulação nos pontos selecionados, proporcionando maior eficácia da acupuntura.); Laseracupuntura: (uso de laser para estimular os pontos de acupuntura sem a utilização de agulhas); Moxabustão: (age por meio do calor causado pela queima da erva de Artemísia, expelindo o frio e a umidade.); entre outras técnicas.
DP – Quais as indicações?
AS – Indicada para pacientes com distúrbios de sono, ansiedade, depressão, rinite alérgica, asma, problemas gastrointestinais, tensão muscular, estresse, dores crônicas de origem musculoesquelética (como lombalgia, cervicalgia, dores articulares por artrose, entre outros), dentre outras.
Isso vale tanto para crianças, adultos e idosos quanto para animais. É importante ressaltar que, a técnica é complementar e não substitui o tratamento clínico ocidental. Os melhores resultados da técnica advêm desta complementaridade, seja por meio de mudança do estilo de vida (por exemplo a reeducação postural para casos de lombalgia) e pela não negligência de procedimentos convencionais necessários para o tratamento de determinadas doenças (exemplo: uso correto de antibiótico no caso de uma infecção).
DP – Quantas aplicações são necessárias?
AS – O tratamento será indicado após anamnese. Assim, o especialista irá avaliar a necessidade e a quantidade de sessões serão necessárias para o tratamento. Já os resultados, a depender do diagnóstico e do indivíduo, podem ser percebidos na hora e seus efeitos podem durar até dois anos.
DP – Como funciona a sessão?
AS – No início da sessão o profissional conversa com o paciente para entender quais são os problemas e suas possíveis causas. Depois disso são definidos a técnica e os pontos específicos que serão utilizados. A aplicação pode levar de 15 minutos a 25 minutos. Após o término da sessão, os pacientes normalmente se sentem mais relaxados ou enérgicos.
DP – Qual o valor do procedimento?
AS – O valor do tratamento irá variar de acordo com a quantidade de sessões.
Anderson Souza é formado em Psicologia pela EBMSP, há 19 anos, com Pós-graduação em MBA em Gestão de Recursos Humanos (FSBA), formação em Terapia Breve (ISPA) e especialista LATO SENSU em Acupuntura pelo Instituto Universalis, há dois anos.
Especializou-se em Auriculoterapia, Ventosaterapia, Mubun dashin, Eletroterapia, Laserterapia e Cranioacupuntura, que são técnicas utilizadas em seu consultório com o intuito de poder equilibrar o lado emocional, físico e psicológico do indivíduo.
@andersonsouzaacupuntura
Vila Bioestética
Pituba Parque Center, sala 314, ala B – Itaigara
(71) 98262-0909
vilabioesteticaesaude@gmail.com
@VilaBioestetica