Festival promove ação interativa voltada para a experiência dos consumidores
Brasil Eco Fashion Week e Instituto Febre apresentam Experiência Moda Circular, um projeto fruto da colaboração e intercâmbio cultural entre Brasil e Reino Unido, que nasce com o intuito de ajudar a promover uma transformação sistêmica na forma de pensar, produzir e consumir e moda.
A instalação Experiência Moda Circular faz parte dos estudos de Experiência do Consumidor (Consumer Experience – CX) do Textiles Circularity Centre (TCC) liderado pela Royal College of Art (RCA). Os estudos, liderados pela Dra. Bruna Petreca, exploram a hipótese de que as necessidades de bem-estar humano de participação, compreensão, apego às roupas e conexão com os outros agregam valor aos materiais e produtos têxteis e, com isso, os mantêm em circulação por mais tempo, reduzindo o consumo.
A ação acontece pela primeira vez no Brasil para descobrir, junto ao público participante da Brasil Eco Fashion Week, como o design de experiência pode ajudar a agregar valor em produtos por meio da participação, compreensão, conexão e apego por parte dos consumidores. Assim também investiga como os consumidores podem ser uma peça-chave na cadeia de valor circular da moda, promovendo novas culturas de consumo e catalisando comportamentos sustentáveis a partir de suas próprias experiências, O projeto, que teve sua primeira edição em Londres de outubro a novembro de 2022, integra métodos de investigação e design centrados no usuário como etnografia e entrevistas à workshop, estudos de usuários através de tecnologias e experiências sensoriais, divididos em duas estações:
1) Estação sensorial: esta estação promove a compreensão e a conexão com os têxteis por meio da interação incorporada e reflexiva. Aqui, os participantes são apresentados a uma exposição de seis materiais para camisas e a quatro cenários para a confecção. Para encorajar os participantes a gerar conhecimento têxtil, eles são solicitados a interagir com os seis tecidos de maneiras específicas e explorar propriedades e preferências: suavidade/rugosidade, suavidade/dureza, dureza/suavidade e favorito/menos favorito.
2) Estação Modular: esta estação investiga como a montagem das roupas pode contribuir com o apego e a conexão do usuário e contribuir com a circularidade na moda. Aqui, os participantes configuram suas camisas circulares usando componentes modulares e exploram seu papel como cocriadores dos produtos. Esse processo ajuda a reimaginar a fronteira entre consumidor e designer de maneira significativa para a experiência do consumidor. Ao final do processo, os participantes fotografam suas camisas que passaram a fazer parte de uma exposição no espaço.
O projeto Experiência Moda Circularacontecerá ao longo dos três dias de Brasil Eco Fashion Week, fechando com uma palestra da Dra. Bruna Petreca (pesquisadora com doutorado em Design Produtos pela Royal College of Art, Londres-UK, e bacharelado em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo-USP), seguida por um debate com especialistas locais, em torno das percepções e resultados rápidos do projeto no Brasil.
O caminho para a transição entre o modelo linear de produção, ainda hegemônico na indústria de transformação em geral, para um novo que opere de forma circular propõe que designers, produtores, varejistas e consumidores sejam desafiados a assumir todo o ciclo de vida de uma peça de vestuário. E para motivar as pessoas a manter suas roupas por mais tempo, as marcas devem oferecer experiências e serviços relacionados a produtos que satisfaçam as necessidades de bem-estar humano.
O projeto Experiência Moda Circular é ganhador do edital Cultura Circular 2023, promovido pelo British Council no Brasil.
Sobre BEFW
O evento anual é pioneiro na promoção da moda sustentável produzida no país. Com o objetivo de catalisar mudanças positivas na indústria, o evento é um ponto de encontro para profissionais, pesquisadores, empreendedores e entusiastas que compartilham um interesse comum na transformação do setor da moda em direção à sustentabilidade. Desde 2017, tem se dedicado a oferecer um espaço para a apresentação de soluções criativas e inovadoras no campo da moda, fomentando negócios e a conexão entre marcas e fornecedores comprometidos com a sustentabilidade.
Serviço
Experiência Moda Circular
7ª edição Brasil Eco Fashion Week – 7 a 9 de dezembro de 2023
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (4º andar)
R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista, São Paulo – SP
Gratuito
Inscrições no site: https://www.sympla.com.br/evento/7-brasil-eco-fashion-week-i-ecoinovacao-e-desenvolvimento-sustentavel/2157319
site BEFW: https://brasilecofashion.com.br/