Texto: Priscila Machado/ Secom PMS
A Expo Mulher, iniciativa da Prefeitura que apoia o empreendedorismo feminino, está presente no Natal Salvador 2025, disponibilizando produtos diversos para o público da capital baiana. Até o dia 6 de janeiro, de domingo a domingo, das 14h às 23h, visitantes do circuito natalino podem conhecer o trabalho das empreendedoras que se revezam no espaço.
Ao todo, 60 mulheres terão a oportunidade de apresentar um pouco do seu trabalho durante o período. A cada três dias, seis expositoras estarão nas barraquinhas próximas ao Elevador Lacerda, na Praça Municipal, comercializando produtos como roupas e acessórios em crochê, bolos, bijuterias, moda praia, aromatizantes, bonecas de pano, artigos religiosos, papelaria criativa e moda indiana, entre vários outros. O revezamento garante que todas elas tenham a oportunidade de mostrar os negócios com que trabalham.
Essa é a última edição do ano da Expo Mulher, que já realizou 18 edições em 2025 e conta com 558 mulheres cadastradas. O projeto faz parte das políticas públicas da Prefeitura que visam o enfrentamento à violência contra a mulher por meio da autonomia financeira, promovendo espaços que gerem renda e fortaleçam a autoestima das mulheres.
“A Expo Mulher é um exemplo evidente de que o Natal de Salvador funciona como uma verdadeira matriz econômica para a cidade. Além de movimentar o comércio e gerar renda, a exposição possibilita o aquecimento da economia local ao garantir espaço, visibilidade e autonomia financeira para mulheres empreendedoras. É uma iniciativa que fortalece o protagonismo feminino e mostra que o Natal também é uma ferramenta de transformação social e de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Fernanda Lordêlo, titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Para Cristiane Xavier, coordenadora do projeto, as expectativas são as melhores possíveis. “Estamos em um ano diferente: temos um palco que está trazendo atrações, corais, o que chama mais público para o local. E elas estão muito satisfeitas, felizes, pela oportunidade e também pelo cuidado da Prefeitura em disponibilizar esse espaço para que elas possam mostrar os seus trabalhos artesanais. As expositoras que estão aqui são artesãs, são mulheres que fazem com as próprias mãos, com muito carinho, e isso nos traz um afago no coração”.
Empreendedoras – Uma das barraquinhas dispõe das bonecas de pano da professora aposentada Flora Maria, de 70 anos. Depois que se aposentou, ela passou a se dedicar ao artesanato que já fazia nos momentos de lazer.
“Eu gosto muito de artesanato. Estou muito feliz por ter sido escolhida para participar dessa feira. Estou adorando poder expor o meu trabalho; aqui eu tenho bonecas de pano, Santo Antônio de pano, necessaire com a imagem de Santa Dulce e também estou começando a fazer bichinhos de maternidade e naninhas. O artesanato aumenta um pouco a minha renda e também proporciona bem-estar”.
Mãe atípica, Caroline Santos, 36, também se sente feliz em ver o trabalho desenvolvido por ela sendo reconhecido nas feiras da Expo Mulher. Ela comercializa aromatizadores e velas totalmente artesanais.
“É uma excelente oportunidade para nós. Aproveitamos esse momento em que a cidade está fervendo de turistas para apresentar o nosso trabalho para o mundo todo, visto que aqui é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Eu sou uma mãe atípica e, como o meu filho está de férias, ele tem sido o meu companheiro. É um desafio, mas desistir nunca foi e nem será uma opção”.
Mariana Oliveira, 36, participou três dias da Expo Mulher e teve a oportunidade de fechar alguns negócios e também de divulgar o contato para futuras encomendas. “Aqui eu tenho mimos para presentear e também divulgo o meu contato para as encomendas futuras. Esta é a primeira vez que estou vindo como empreendedora. Estou gostando muito. Tem sido uma experiência nova, principalmente pelo contato com muitos turistas”.















