O Panafro Femadum, uma das mais importantes celebrações da cultura afro-brasileira, organizada pelo Olodum, revelou os vencedores da edição 2024. O evento, que une música, arte e ancestralidade no coração do Pelourinho, destaca-se como uma plataforma de resistência e valorização das tradições afro-brasileiras.
Entre as composições ganhadoras estão “Os Tambores do Olodum saúdam o Ser Criador”, de Paulo Sales, Edson Prodígio e Sérgio Debalê; “O Nome de Deus”, de Alisson Lima; e a grande vencedora do dia, “Recado Olodum”, composta por JC Cabelo. Emocionado com a vitória, JC Cabelo destacou: “O festival do Olodum é uma averbação e está no DNA dos compositores dos blocos afro. O Femadum é trimendicional.”
Já Alisson Lima celebrou a oportunidade de estar mais uma vez no evento: “É gratificante estar aqui celebrando nossa cultura e reforçando a importância do Femadum como um espaço de resistência e arte.”
Homenagens Marcam o Panafro Femadum 2024
Além de revelar talentos, o Panafro Femadum prestou homenagens a personalidades que contribuem para a preservação e valorização da cultura afro-brasileira. Entre os homenageados estão Luiz Carlos Suíca, vereador e ativista social; Edvana Carvalho, atriz, poeta e arte-educadora; Mameto Kamurici da Gomeia, líder religiosa e presidente do Bloco Afro Bankoma; e Bruno Monteiro, secretário de Cultura da Bahia.
A atriz Edvana Carvalho, emocionada com a honraria, afirmou: “Esse foi o melhor reconhecimento que eu poderia receber. Sentir os tambores rufando e ser reconhecida pelos nossos é muito importante, porque a luta é grande.”