Evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de janeiro na Marina da Glória e tem o objetivo de fomentar e promover a música brasileira dentro e fora do país
Shows de Hermeto Pascoal, Pedro Baby com Baby do Brasil, e docantor e compositor Daniel Gonzaga homenageando seu avô, o rei do baião Luiz Gonzaga, encerram cada dia do evento
O Universo Spanta 2024, maior festival de música brasileira do país, realiza a primeira edição da Mais 55, movimento que vai reunir diversos profissionais da indústria musical brasileira. O evento tem como proposta debater e refletir sobre a promoção da música nacional nos mercados interno e externo. O encontro, que conta com o patrocínio master da Petrobras, vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, última semana do festival, é aberto ao público e contará com painéis sobre Funk, Bossa Nova, Sertanejo, ferramentas de promoção de música, direito autoral, entre outros. A abertura com show será na noite do dia 24. Ingressos podem ser adquiridos através da plataforma sympla.
“A música brasileira é um ativo cultural e econômico muito relevante para o nosso país, mas ainda não damos a esta indústria a atenção que ela precisa e merece. Em 2024, além de realizarmos mais uma vez shows de grandes nomes da música brasileira, queremos ser percebidos como uma plataforma de promoção da música brasileira. Para que sigamos exportando nossa cultura e sendo um dos principais protagonistas da música global, é essencial o investimento em novos talentos, promoção, conhecimento e ferramentas para uma melhor inserção no mercado mundial.”, afirma Diogo Castelão, idealizador do Universo Spanta e da Mais55.
O primeiro dia de painéis da Mais55, 25 de janeiro, abre com a masterclass sobre Direito Autoral com as palestrantes Vanessa Schutt, da União Brasileira de Compositores, e Isabela Guimarães, do ECAD. Em seguida, acontece o painel “A Convergência entre Música e Tecnologia – Como artistas utilizam as novas ferramentas para promover sua música”, que terá entre os participantes Raissa Fumagalli, Diretora Criativa e A&R, Fernanda Bas, da META, Gabriel Simas, do Tik Tok, e Flavio Saturnino, Criador do Portal Popline.
Logo depois, o tema será “Os Caminhos da Música dentro do Audiovisual”, com Diogo Rocha, da Abramus, Zé Celso Guida, da Cultura Xchange, Daniela Barcellos, da Som Livre e Otávio Moraes, produtor musical e compositor. O próximo painel será “Dolby Atmos Apresenta: Como a Tecnologia Amplia o Alcance dos Artistas Brasileiros No Exterior?”, com a mesa formada por Giovanni Asselta, da Dolby Atmos, Beto Neves, Engenheiro de Mixagem, Marielle Javarys, da Warner Music, e o jornalista Bernardo Araújo. O quarto e último painel do dia será sobre “O Funk como Maior Exportador de Batidas e Inovações Musicais Para O Mundo, e o Desafio da Proteção dos Direitos Autorais”, com Kamilla Fialho, da K2L, Guta Braga, empreendedora e consultora em negócios da música, a cantora e atriz Lellê e o jornalista Silvio Essinger. E, no encerramento, será realizada a masterclass “Marketing Digital”, com Marina Mattoso, da Jangada Comunicação.
A masterclass “Direito Autoral de Artistas Brasileiros no Exterior”, com Roberto Corrêa de Mello, da Abramus, abre o segundo dia da feira Mais 55, em 26 de janeiro. O primeiro painel traz o tema “Bossa Nova e a Nova MPB – A Exportação da Nossa Cultura para o Mundo”, e integram a mesa de debates músicos reconhecidos internacionalmente: Chico Batera, Jaques Morelenbaum e Jonathan Ferr, além da jornalista Patrícia Palumbo e do DJ e Produtor Marcelinho da Lua. O próximo tema do dia será “O Feat como Ferramenta de Exportação”, com o produtor musical Douglas Moda, Ana Paula Paulino, da Warner Music, Danielle Lage, da HQ Music e Láisa Naiane, do POPline.Biz.
Logo depois, o painel aborda o tema “Sertanejo: do Interior do Brasil para o Mundo”, com Pedro Motta, empresário artístico, Dudu Borges, produtor musical, Polly Ferreira, da Deezer, Thiago Medeiros, do ECAD, e Sérgio Martins, repórter da Billboard. O penúltimo painel, o debate será “Case Afropunk – Processos Criativos Conectando a Cultura Preta Global”, com Ismael Fagundes, da IDW/AFROPUNK, João Gabriel Mota, Curador do AFROPUNK, a DJ e artista Lunna Montty e Luciana Paulino, do Spotify . E para finalizar receberemos o DJ e produtor Bhaskar para falar sobre o “Case Controvérsia: DJs e o Intercâmbio Musical de suas Produções”, junto com Orlando Rodrigues, Label Manager da Controvérsia, Matheus Tavares, Coordenador da Hub Records e Alex Schiavo, CAO Altafonte.
No encerramento de cada dia, estão programados shows de grandes nomes da música. No dia da abertura do evento, dia 24 de janeiro, um reencontro: Pedro Baby convida Baby do Brasil. No segundo dia, 25 de janeiro, será a vez do compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro, Hermeto Pascoal. E, no último dia, uma grande homenagem ao rei do baião, personalidade musical do festival Universo Spanta 2024, ano em que completa 35 anos de sua morte, com o show “Daniel Gonzaga convida Anastácia e Natascha Falcão – Homenagem a Luiz Gonzaga“.
“Esta primeira edição oferece acesso ao que estão pensando alguns dos mais importantes profissionais do mercado. No palco da Mais 55, eles vão expor inspirações e reflexões sobre o cenário do nosso meio e sobre como promover a música brasileira no exterior. Tivemos o cuidado de pensar na abrangência dos temas, que vão desde a Bossa Nova, a Nova MPB, passando por direitos autorais até tecnologia de áudio, como Dolby Atmos. Trazemos grandes nomes da música para se apresentarem em shows únicos e especiais. Tudo com o propósito de promover cada vez mais a música brasileira.”, comenta Monica Brandão, Curadora Artística da Mais 55.
Sobre a Petrobras
É com grande satisfação que a partir de agora o Universo Spanta conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, uma iniciativa histórica que vem promovendo o desenvolvimento cultural do Brasil há décadas. Por meio do incentivo a diversas iniciativas, como o Festival Universo Spanta, a Petrobras traz a certeza de que a cultura é uma importante energia que movimenta a sociedade. A empresa acredita que a criatividade e a inspiração são combustíveis poderosos para estimular o crescimento e promover mudanças significativas na sociedade. Através do Programa Petrobras Cultural, a companhia tem sido um apoio fundamental à cultura brasileira, atuando como um agente transformador e impulsionador do desenvolvimento por mais de 20 anos em todas as esferas da arte e da cultura no Brasil.
Sobre o Universo Spanta
O Universo Spanta 2024, o maior festival de música brasileira do país, está confirmado com mais uma edição no verão carioca. Serão encontros e celebrações durante todos os fins de semana do mês de janeiro, na Marina da Glória tendo como cenário a Baía de Guanabara. O evento chega ampliado e, como já é tradição, trazendo uma programação que irá reunir grande variedade de gêneros musicais para atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, piseiro, sertanejo, reggae, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e carnaval, marcas registradas do DNA da marca, também não vão faltar.
Em 2024, os shows do Universo Spanta serão divididos em dois palcos: o Lapa que estará localizado na área de jardins da Marina da Glória, e o Guanabara, à beira da Baía, que contará com uma cobertura ainda maior, com mais qualidade e resistência, para garantir conforto ao público. Toda a área gramada ganha piso especial, e o pavilhão coberto se transformará numa grande praça de alimentação, com mais opções gourmet, e a realização de rodas de samba e os paredões do funk. Os ingressos serão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva perto do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios.
Serviço
Mais 55
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Ingressos: para adquirir ingressos, clique aqui
24/01 – Abertura do evento
Show: “Reencontro: Pedro Baby convida Baby do Brasil”
21h às 22h: DJ Set Marcelinho da Lua
25/01: 10h Abertura do evento/ credenciamento
11h20: Masterclass: DIREITO AUTORAL
Palestrante: Vanessa Schutt (UBC) e Isabela Guimarães (ECAD)
12h30 às 13h40: Painel 1 – “A Convergência entre Música e Tecnologia – Como artistas utilizam as novas ferramentas para promover sua música”
Palestrantes: Raissa Fumagalli (Diretora Criativa e A&R)/ Fernanda Bas (Gerente de Parcerias Estratégicas de Música na META)/ Gabriel Simas (Head de MKT Tik Tok) e Flavio Saturnino (Criador do Popline)
13h50 às 15h: Painel 2 – OS CAMINHOS DA MÚSICA DENTRO DO AUDIOVISUAL
Palestrantes: Diogo Rocha (Diretor de Audiovisual da Abramus)/ Zé Celso Guida (Sócio e CEO da Cultura Xchange)/ Otávio Moraes (Produtor Musical, Compositor e Sócio da Produtora Blood Audio) e Daniela Barcellos (Gerente Comercial da Som Livre)
15h10 às 16h20: painel 3 – DOLBY ATMOS APRESENTA: COMO A TECNOLOGIA AMPLIA O ALCANCE DOS ARTISTAS BRASILEIROS NO EXTERIOR?
Palestrantes: Giovanni Asselta (Gerente Comercial Dolby Atmos)/ Beto Neves (Engenheiro de Som)/ Marielle Javarys (Gerente de Business Development Warner Music) e Bernardo Araújo (Jornalista e Crítico Musical)
16h50 às 18h: painel 4 – O Funk Como Maior Exportador de Batidas e Inovações Musicais para o Mundo E O Desafio Da Proteção Dos Direitos Autorais
Palestrantes: Kamilla Fialho (CEO K2L)/ Guta Braga (Empreendedora e Consultora em Negócios da Música)/ Lellê (Cantora e Atriz) e Silvio Essinger (Jornalista e Escritor)
18h20 às 19h20: Masterclass: Marketing Digital
Palestrantes: Marina Mattoso (Sócia Jangada Comunicação)
20h às 21h: Encerramento com Show “Hermeto Pascoal”
21h às 22h: DJ Set Daniel Tamenpi
26/01: 10h abertura do evento/ credenciamento
11h às 12h: Masterclass: “Direito Autoral de Artistas Brasileiros no Exterior”
Roberto Corrêa de Mello – Diretor Executivo/CEO da Abramus
12h10 às 13h20: Painel 5 – “Bossa Nova e a Nova MPB – A Exportação da Nossa Cultura para o Mundo”
Palestrantes: Chico Batera (músico), Jaques Morelenbaum (Violoncelista, Compositor, Arranjador e Produtor), Jonathan Ferr (Pianista, Compositor e Produtor Musical), Patrícia Palumbo (jornalista) e Marcelinho da Lua (DJ, Produtor Musical, Compositor e Sambista)
13h30 às 14h40: Painel 6 – “O Feat como Ferramenta de Exportação”
Palestrantes: Douglas Moda (Produtor Musical)/ Ana Paula Paulino (empresária e A&R Warner Music)/ Danielle Lage (Sócia e Desenvolvimento de Negócios HQ Music) e Laisa Naiane (Sócia Fundadora e Editora Chefe Popline Biz)
14h50 às 16h: Painel 7 – “Sertanejo: Do Interior do Brasil para o Mundo”
Palestrantes: Pedro Motta (empresário artístico)/ Dudu Borges (produtor musical)/ Polly Ferreira (editora de música da Deezer)e Sérgio Martins (Editor Sênior Billboard Brasil)
16h50 às 18h: Painel 8 – “Case Afropunk – Processos Criativos Conectando a Cultura Preta Global”
Palestrantes: Ismael Fagundes (Gerente de Produção Artística da IDW/AFROPUNK)/ João Gabriel Mota (Coordenador de Conteúdo/ Curador AFROPUNK/ IDW)/ Lunna Montty (DJ, Coreógrafa e Dançarina) e Luciana Paulino (Gerente de Relacionamento Spotify)
18h10 às 19h10 – Painel 9 – “Case Controvérsia – DJS e o INTERCÂMBIO MUSICAL DE SUAS PRODUÇÕES”
Palestrantes: Bhaskar (DJ, produtor e A&R Controvérsia)/ Orlando Rodrigues (Label Manager Controversia)/ Alex Schiavo (CAO Altafonte) e Matheus Tavares (Coordenador de MKT da Hub Records)
20 às 21h30: Show:“Daniel Gonzaga convida Anastácia e Natascha Falcão – Homenagem a Gonzagão“
21h30 às 22h: DJ Set Marcelinho da Lua