Segmento cresceu acima da média do setor no 3º trimestre de 2024
As franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceram acima da média do setor no 3º trimestre de 2024, se mantendo no grupo dos segmentos que mais cresceram no franchising. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), este segmento cresceu 12,7%, com o faturamento passando de R$ 14,209 bilhões para R$ 16,009 bilhões. A média de crescimento do setor de franquias foi de 12,1% no mesmo período. Em número de operações, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 3%.
Combinando inovações tecnológicas e de ofertas, maior conscientização sobre bem-estar e uma busca constante por qualidade de vida, as franquias desse nicho estão atraindo consumidores e investidores. De acordo com a ABF, fatores como a ampliação da demanda por serviços personalizados, a popularização de tratamentos acessíveis e o crescimento do interesse por soluções integradas de beleza e saúde impulsionaram os resultados positivos. O setor não apenas demonstra resiliência, mas também apresenta oportunidades significativas para empreendedores que desejam atuar em um mercado dinâmico e em constante evolução.
Comentando o desempenho do setor de franquias como um todo, o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, afirmou “tivemos mais um trimestre de forte resultado, sustentando a curva de crescimento do franchising com destaque para um consumidor mais aberto e confiante. Vários indicadores macroeconômicos concorreram para este cenário que agora se apresenta de forma mais disseminada. O consumo fortalecido tende a levar mais vigor as operações na ponta e o franchising tem condições de atender esse movimento com o aprimoramentos que adotou nos últimos anos em termos operações e de digitalização. Com isso, mantemos boas perspectivas tanto para o quarto trimestre, com Black Friday e Natal, como para o ano de forma geral”.
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar traz alguns exemplos de desenvolvimento.
A Royal face, pioneira em estética facial, já é reconhecida em diversas partes do Brasil pela excelência em serviços, com mais de 270 clínicas em operação, registrou um crescimento em torno de 17% e espera expandir o negócio ainda mais em 2025, a fim de democratizar o setor de estética e proporcionar ambientes seguros e confiáveis aos clientes. São oferecidos mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais.
Já a Oral Sin é a maior rede de implantes do país, reconhecida por sua solidez e inovação. A marca conta com o respaldo dos fundos de investimento SMZTO, private equity especializado em franquias, do empresário José Carlos Semenzato, um dos principais tubarões do Shark Tank Brasil, e o L Catterton, um dos maiores fundos da América Latina. Com mais de 400 unidades distribuídas em todo o Brasil e um milhão de atendimentos no último ano, a rede tem a tecnologia como parte fundamental de sua operação, otimizando tanto a gestão das franquias quanto a experiência aos consumidores finais, consolidando-se como referência no setor.