Localizada no bairro Dois de Julho, a Casa Sankofa Bar e Cultura aposta em uma abordagem de fortalecimento do protagonismo das mulheres no samba
No coração de Salvador, a Casa Sankofa Bar e Cultura abre suas portas para um mês especial de celebração e valorização feminina e LGBTQIA+. Sob a liderança inspiradora de Antônia Oliveira, e suas filhas e sócias, Luana Nascimento e Thais Nascimento, o estabelecimento não apenas encanta paladares, mas também abraça a riqueza da diversidade cultural com muita baianidade. Durante todo o mês de janeiro, a Casa Sankofa se transforma em um epicentro de eventos culturais, com uma programação cuidadosamente curada para destacar vozes femininas no samba e apresentações especiais da Drag Queen Dandara nas Quintas do Orgulho LGBTQIA+ do gastrobar.
O cardápio plural composto de drinks e pratos com nomes que fazem referência a cultura africana se mesclam com as apresentações culturais, que buscam proporcionar uma experiência única para os frequentadores. Um dos eventos mais aguardados semanalmente é a FeijoSamba, que reforça a cultura local de Salvador de comer feijão e ir ao samba aos domingos. Thais Nascimento, uma das sócias da Casa Sankofa, reforça que o bar não propõe mais do mesmo ao ativar essa memória local, mas une a gastronomia de alta qualidade com a feijoada à programação inteiramente feminina.
Roda de samba feminina na Casa Sankofa
“Ao longo da semana estamos recebendo bandas lideradas por mulheres ou bandas integralmente femininas. Estamos seguindo essa importante abordagem de fortalecimento do protagonismo das mulheres no samba. Além de produzirem música de alta qualidade, elas têm sido grandes aliadas na retomada cultural do bar”, complementa Thais.
Inaugurada em junho de 2023, a Casa Sankofa Bar e Cultura é mais do que um simples empreendimento familiar; é uma história de renovação e inclusão. As sócias Thaís, Luana e Antônia trazem consigo uma bagagem significativa, com experiência prévia em bares, além de terem trabalhado em conjunto com o pai da família, que é proprietário de um bar e restaurante. A paixão pelo ofício está literalmente no DNA da família.
O foco é ser um ponto de encontro dedicado à comunidade negra e, sobretudo, um ambiente seguro e acolhedor para a comunidade LGBTQIA+. “As experiências anteriores e a conexão com nossa ancestralidade, que também é nossa família, nos deram régua e compasso para seguirmos em frente dando nossa cara à Casa Sankofa Bar e Cultura”, compartilha Thais.
Confira a programação do mês de janeiro:
Dia 18 e 25 (Quinta-feira):
Quinta do Orgulho com a Drag Queen Dandara (@apenasdandara): A Casa Sankofa reserva este dia para dar palco às expressões artísticas da diversidade LGBTQIAP+. Em colaboração com a drag queen Dandara, o evento apresenta performances de dublagem das músicas de divas brasileiras e internacionais, games e interações com a galera. O esquema é pague quanto puder, a partir das 19h.
Dia 19 e 26 (Sexta-feira):
Samba da LEOAH com Eloah Monteiro (@eloahmonteiro): Um projeto da cantora Eloah Monteiro que reúne mulheres para um show que transita do samba raiz ao samba de roda, do pagodinho ao pagodão. A formação inclui Eloah Monteiro (voz), Mari Santana (percussão), Ágatha Clarissa (cavaquinho) e Meg de Souza (segunda voz e violão).
Dia 20 (Sábado):
O Samba Rigaud – Na roda com elas: gênero, música e cerveja: O evento apresenta uma roda de conversa sobre lesbianidade, gênero e afins com Laura Rigaud (voz), Agatha Clarissa (voz e cavaquinho), Meg de Souza (voz e violão), Amanda Quadros (surdo e tamborim) e Dedê Fatumma (voz, pandeiro e caixa), autora do livro “Lesbianidade”, da coleção Feminismos Plurais. A proposta é levar para a rua uma roda de conversa, intelectuais, música e cerveja.
Dia 21 (Domingo):
FeijoSamba com Samba de Lua: É um projeto que traz a cultura soteropolitana de comer feijão e sambar no domingo. O feijão é servido às 12h e o samba começa às 16h, comandado pela banda Samba de Lua, um grupo de samba formado por musicistas pretos da capital baiana, que tem como objetivo fazer a alegria da cidade e dar continuidade ao valor do samba enquanto mecanismo emancipatório. Fundado em 2023, o repertório do Samba de Lua conta com clássicos da música baiana, samba de roda e samba do Recôncavo.
Dia 28 (Sexta-feira):
FeijoSamba com o grupo Quilombo de Artistas: Apresentação de um conjunto de artistas mulheres que se reuniram para fazer música e se divertir no palco da Casa Sankofa. Será a estreia do grupo formado especialmente para tocar na casinha.
SERVIÇO
Casa Sankofa (@sankofacasa)
Endereço: R. Democrata, 16 – Dois de Julho, Salvador – BA, 40060-100
Horários de funcionamento:
Terça, quarta, quinta e sexta: 15h30 às 00h
Sábado: 11h30 às 00h
Domingo: 11h30 às 21h