O programa de mediação cultural para as Artes, a Educação e a Infância do Teatro Vila Velha abre convocatória para espetáculos infantis e juvenis
Realizado desde 2016 pelo Teatro Vila Velha e pela Baobá Produções Artísticas, o Pé de Feijão Arte e Educação abriu inscrições até 10/03, para seleção de 02 espetáculos infantis e/ou juvenis (dança, teatro, circo), produzidos por grupos, coletivos e artistas do estado da Bahia. Cada obra realizará o mínimo de 04 (quatro) apresentações em espaços culturais e teatros pautados pelo projeto, entre os meses de abril e junho de 2024. O formulário de inscrição está disponível AQUI https://shorturl.at/aoHP3 e nos sites e redes sociais do Vila (@teatrovilavelha) e do Pé de Feijão (@projetopedefeijao). Já o regulamento na íntegra pode ser conferido neste link: https://shorturl.at/axI23
Criado pela diretora artística e curadora Cristina Castro, o Pé de Feijão Arte e Educação compõem o programa de formação para as artes do Teatro Vila Velha. O projeto une arte, sociedade, educação, ações de acessibilidade e um amplo trabalho de mediação cultural com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, através do acesso gratuito a atividades culturais e educativas.
As obras escolhidas pelo projeto trazem uma perspectiva de inclusão e reflexão sobre a infância e a juventude e seus saberes ligados à identidade, à liberdade e a diferentes contextos sociais na diversidade, com o objetivo de criar vínculos de aproximação e diálogo com a realidade social do público.
Vale pontuar que, uma das sessões de cada espetáculo contará com tradução em libras e audiodescrição para cegos – alinhando-se assim à inclusão de pessoas em seus diferentes grupos e todas as formas de diversidade de gênero, raça, etnia, geracional, PCD e orientação sexual. “Com isso, convidamos educadores e gestores a inscreverem também suas escolas, instituições e comunidades para fazerem parte deste projeto de arte e educação para a infância e juventude”, pontua Cristina Castro, ao destacar que essa inscrição também está disponível no perfil no Instagram do projeto Pé de Feijão.
Projeto
Aprovado pela segunda vez consecutiva pelo edital nacional “Transformando Energia em Cultura”, do Instituto Neoenergia, através do Fazcultura, o programa de formação do Teatro Vila Velha, em sua edição passada (2023), contemplou diretamente com as apresentações de espetáculos e as contações de histórias para crianças e jovens de escolas e instituições públicas, além das atividades para educadores, oficina de mediação e dos encontros com educadores, um total de 2.998 pessoas (duas mil novecentos e noventa e oito).
“Através do programa Pé de Feijão apresentamos o universo teatral para a plateia que estará construindo o futuro. Nele, o trabalho precioso da mediação cultural entre conteúdo, produção artística e educação se unem em prol de uma formação cidadã, trazendo novas perspectivas para reflexão de temas importantes e urgentes, e promovendo amplo acesso à cultura”, reflete Cristina Castro, coordenadora geral do programa.
Além dos espetáculos, serão convidados artistas para contação de histórias, cujos conteúdos estejam em sintonia com temas sobre inovação, estímulo à criatividade, igualdade racial, meio ambiente, identidade e tradições populares. As contações – que ocorrerão em março – serão apresentadas diretamente nas comunidades, escolas, museus e espaços alternativos. O projeto prevê ainda workshop para professores e mediadores culturais
O projeto Pé de Feijão Arte e Educação é uma realização do Teatro Vila Velha e da Baobá Produções e tem patrocínio da Instituto Neoenergia, pelo edital nacional “Transformando Energia em Cultura”, e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Serviço:
O quê: Pé de Feijão – Arte e Educação | Chamada Pública para seleção de obras infantojuvenis
Quando: 28 de fevereiro a 10 de março
Inscrições: Gratuitas
Link: https://shorturl.at/izAMR
Regulamento: https://shorturl.at/axI23