Compondo o programa de ações e eventos da exposição “Vila Velha, Por Exemplo: 60 anos de um teatro do Brasil”, a residência é orientada pelo coreógrafo colombiano Rafael Palácios, com a colaboração do percussionista William Camilo Perlaza Micolta
O programa educativo da exposição “Vila Velha, Por Exemplo: 60 anos de um teatro do Brasil” abre inscrições para mais uma residência artística: “Memórias Afrodiaspóricas do Sul Global”. Nesse ciclo de celebração do Mês da Consciência Negra, um espaço de intercâmbio afrolatino e sulamericano, numa parceria inédita com o Centro de Danza y Coreografía del Valle del Cauca La Licorera. Sob a orientação do coreógrafo colombiano Rafael Palácios, diretor do grupo Sankofa Danzafro, e com a colaboração do percussionista William Camilo Perlaza Micolta, a atividade formativa ocupará o MAM Bahia, de 25 a 29/11, das 10h às 13h; com uma mostra final no dia 30/11, às 16h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do formulário on-line disponível na bio do instagram @teatrovilavelha
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Com curadoria da diretora de projetos do Teatro Vila Velha, Cristina Castro, a residência internacional “Memórias Afrodiaspóricas do Sul Global” propõe a união da dança com a música, como uma afirmação afrodiaspórica que contraria imaginários de erotismo e exotismo, num processo de “descolonização do corpo”, partindo de histórias pessoais-coletivas para criar e propor interpretações de dança, combatendo assim estereótipos e representações sociais racializadas sobre corpos-território-culturas negras.
“A nossa proposta é criar um eixo de troca e difusão recebendo artistas colombianos em Salvador, assim como programando a ida de artistas baianos a Cali, estabelecendo um trânsito de ideias, talentos e oportunidades. Ações estruturantes para a evolução da cena da dança contemporânea na América latina”, explica Cristina Castro
O projeto inaugura uma ação de residências, ao todo foram mapeadas 12 residências, 6 de artistas colombianos na Bahia e 6 de artistas brasileiros em Cali. E ao final uma criação conjunta com artistas dos dois países.
“Inauguramos com imensa alegria as residências artísticas, através do projeto “Diálogos de Cuerpos Negros”, importante ação entre duas usinas culturais de difusão das artes na América Latina: o Teatro Vila Velha, situado em Salvador, na Bahia, patrimônio das artes cênicas que comemora seus 60 anos de atividades, e o Centro de Dança e Coreografia do Valle del Cauca La Licorera, situado em Cali, Colômbia, importante espaço destinado à criação, formação, intercâmbio, circulação e empreendedorismo cultural da dança colombiana. Ambos os espaços têm como meta o desenvolvimento de processos criativos inovadores para o aprimoramento de pesquisas coreográficas contemporâneas”, reforça Juan Lopez, curador do Centro La Licorera.
O Centro de Dança e Coreografia do Valle del Cauca La Licorera integra a rede nacional de centros de dança e movimento do Ministerio de las Culturas, las Artes y los Saberes de Colombia.
Para ficar atualizado e bem informado sobre toda a programação, acesse o instagram @teatrovilvelha e acompanhe as novidades nas redes sociais.
O patrocínio da exposição “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil” é do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria Estadual da Cultura. A produção é da Janela do Mundo com coprodução do Teatro Vila Velha.
SOBRE RAFAEL PALÁCIOS
Rafael Palácios é coreógrafo, professor e dançarino de dança afro tradicional, contemporânea e urbana. Nascido em Medellín (Colômbia), Palácios fundou o grupo Sankofa Danzafro, em 1997, e buscando fazer criações a partir da dança das Comunidades Negras da Colômbia e de outras populações historicamente vulneráveis. Foi nomeado Conselheiro Nacional de Dança e Conselheiro das Comunidades Afrodescendentes da Colômbia, de 2009 a 2011, e supervisionou a formação de todos os instrutores de dança do Ministério da Cultura, entre 2007 e 2013. Recebeu o prêmio nacional de dança do Ministério da Cultura em 2008 e, em 2010, da ONU, por sua contribuição para a inclusão social dos afrodescendentes na América Latina. Foi convidado em 2012 como diretor artístico dos espetáculos de dança organizados em homenagem à Cúpula das Américas em Cartagena e também coreógrafo da cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais de Cali, em 2013. Possui vasta experiência acadêmica relacionada à dança, epistemologia, estudos afro latino-americanos, educação e direitos humanos. Sua formação chega a instituições internacionais como a Universidade de Harvard, nos EUA.
SOBRE WILLIAM MICOLTA
Nasceu em Tumaco, Nariño. Começou como bailarino aos 4 anos na Escola Tumac de Tumaco sob a direção dos professores Francisco Tenorio e Laylis Quiñones. Esta formação permitiu-lhe tornar-se um especialista na dança tradicional e na cultura musical do Pacífico Sul. Aos 14 anos ingressou na Sankofa Danzafro e participou como dançarino e formador de músicos em diversos processos da corporação, tanto em Medellín quanto no Pacífico colombiano. Participou de todas as turnês nacionais e internacionais, inclusive do estágio artístico com a professora Irene Tassembedo em Burkina Faso, África, em 2009. E na República do Congo e no Quénia, em 2023.
SOBRE SANKOFA DANZAFRO
Sankofa significa “retorno à raiz”. Mais do que uma palavra, é uma filosofia africana que propõe conhecer o passado como condição para compreender o presente e poder dimensionar o futuro. Este pensamento tem norteado a trajetória da Corporação Cultural Afro-Colombiana Sankofa, fundada por Rafael Palacios em 1997, como espaço dedicado à formação e criação em dança. Através de diversos projetos pedagógicos e de encenação, a Corporação visa construir um quadro diferencial e intercultural através da dança entre as Comunidades Negras da Colômbia e outras populações cujos direitos humanos são violados. A obra de Sankofa está orientada para a procura de poéticas que partem das raízes da dança afro, desenvolvida no quadro do quotidiano, tradicional e contemporâneo, como opção de vínculo social, crescimento pessoal e posicionamento das culturas locais na dinâmica nacional.
SOBRE O CENTRO DE DANÇA E COREOGRAFIA DO VALLE DEL CAUCA LA LICORERA
O Centro de Dança e Coreografia do Valle del Cauca La Licorera, em sua política de apoio à formação de bailarinos e coreógrafos da Colômbia, procura através da sua rede de contatos internacionais apoiar o intercâmbio de artistas colombianos em instituições estrangeiras que contribuam positivamente em suas carreiras. Nesse contexto, apoiou a presença de Oscar Iván Cruz e Martha Cecilia Peña, ambos membros da Compañía de Danza Contemporánea de Incolballet, que viajaram a Paris para participar do programa Camping del Centro Nacional de la Danza de Francia com o apoio de Incolballet e graças à gestão do Centro La Licorera. Também apoiou as residências da coreógrafa Andrea Bonilla no Festival Próximamente del Teatro KVS de Bruselas (Bélgica) e a residência do coreógrafo e diretor do Sankofa Danzafro Rafael Palacios no Teatro Vila Velha, em Salvador, Bahia (Brasil), marcando o início do projeto Diálogos de Cuerpos Negros, pensado conjuntamente entre o Teatro Vila Velha e o Centro de Dança e Coreografia do Valle del Cauca La Licorera, que terá ações futuras de intercâmbio entre coreógrafos colombianos e criadores e artistas de Salvador, Bahia.