Iniciativas que promovem inclusão produtiva na moda sob o viés da diversidade e Programa de Voluntariado Corporativo mais longevo do Brasil estão no centro da estratégia de atuação que alcançou mais de 26 mil pessoas em 2024
O Instituto C&A, pilar social da C&A Brasil, destinou R$8,16 milhões em 2024 para iniciativas que promovem a inclusão social e produtiva na moda. Com foco na geração de renda para grupos minorizados e na ampliação da diversidade e sustentabilidade no setor, as ações do IC&A impactaram diretamente mais de 26 mil pessoas em todo o país, reforçando seu compromisso de construir novos futuros por meio da moda.
O investimento viabilizou a expansão de programas estruturantes voltados ao empreendedorismo, capacitação profissional e empregabilidade no setor. Entre as principais iniciativas, estão o IC&A FashionLab, que preparou profissionais para o mercado da moda com treinamentos técnicos e mercadológicos, e o IC&A de Portas Abertas, que profissionaliza talentos para varejo de moda. Além disso, a terceira edição do prêmio Fashion Futures que reconheceu e impulsionou projetos inovadores que promovem uma moda mais justa e sustentável.
A atuação transversal do Programa de Voluntariado, o mais longevo do Brasil, mobiliza anualmente mais de quatro mil associados, ampliando o impacto com mais de 115 ONGs parceiras em todas as regiões do país. O Instituto C&A também coordena ações de consultoria técnica e doação de serviços para marcas e estudantes de moda em todo o país.
“Acreditamos no poder transformador da moda e buscamos criar oportunidades reais para que mais pessoas tenham acesso ao mercado e possam prosperar. Nossos programas vão além da capacitação: promovem conexões, ampliam redes de apoio e geram impacto direto na vida de milhares de pessoas,” destaca Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A.
Em 2024, o Instituto C&A capacitou empreendedores e ampliou a inclusão produtiva na moda
Com foco na inclusão produtiva por meio do empreendedorismo e da empregabilidade, o Instituto C&A consolidou, em 2024, a metodologia IC&A FashionLab, criada para qualificar profissionais e impulsionar seus negócios na indústria da moda. Com cinco edições realizadas ao longo do ano, o programa ofereceu capacitação técnica, comunicacional e mercadológica. Além da formação intensiva, os beneficiados passaram por uma banca avaliativa, que podia resultar em investimentos financeiros ou acesso a novas oportunidades no setor.
IC&A de Portas Abertas teve 14,1% de seus participantes contratados
Voltado para a inserção de profissionais no varejo de moda, o IC&A de Portas Abertas beneficiou 269 pessoas em 2024. A iniciativa promoveu um curso presencial de, no mínimo, 20 horas, ministrado por lideranças da C&A Brasil, com foco em habilidades técnicas, empregabilidade e atualização curricular.
Como resultado, 14,1% dos participantes foram contratados pela varejista após a formação. Além dos participantes contratados pela C&A, os demais profissionais capacitados também tiveram acesso ao mercado de trabalho em outras marcas do varejo de moda.
Fashion Futures bateu recorde de inscrições e premiou sete iniciativas na moda sustentável
A terceira edição do prêmio Fashion Futures registrou o maior número de inscrições desde sua criação. Em 2024, o Instituto C&A reconheceu sete iniciativas de impacto na moda sustentável, incluindo projetos sociais, marcas autorais e personalidades do setor. Foram investidos mais de R$100 mil entre apoio financeiro e visibilidade para impulsionar os vencedores, reforçando o compromisso com um futuro mais diverso e responsável para a indústria.
Ampliação de investimentos e novas parcerias no radar para 2025
Para este ano, o Instituto C&A planeja aumentar seus investimentos e fortalecer parcerias estratégicas, expandindo a atuação em rede e o modelo de co-investimento. A expectativa é escalar as iniciativas já existentes e lançar novos projetos com foco na inclusão, diversidade e sustentabilidade para transformar o setor da moda.
“Nosso compromisso é continuar promovendo mudanças reais e sustentáveis na indústria. Em 2025, queremos potencializar ainda mais nossa rede de impacto, beneficiando mais pessoas e fortalecendo a economia criativa”, conclui Gustavo Narciso.
Sobre o Instituto C&A – O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Empreendedorismo e Empregabilidade, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, a instituição também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise. Saiba mais no site.















